Cassilândia, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

26/11/2013 12:56

UEMS terá R$ 6 milhões ao ano para bolsas de Iniciação à Docência

Notícias MS

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou o resultado da seleção de projetos institucionais de Instituições de Ensino Superior para participarem do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul conseguiu aprovação de um projeto institucional que envolveu todos os cursos de licenciaturas em 12 unidades universitárias.

Ao todo são 34 subprojetos, sendo 27 nas áreas específicas de cada licenciatura e sete subprojetos interdisciplinares abrangendo dois ou mais cursos de licenciatura. No total foram submetidas à aprovação 696 bolsas de iniciação à docência, 116 bolsas de supervisão e 58 bolsas de coordenação de área. A Capes financiará anualmente o montante aproximado de R$ 6 milhões em bolsas e recursos de custeio para que a UEMS desenvolva o projeto durante os quatro próximos anos.

Pibid

O Pibid é um programa do MEC desenvolvido pela Capes com uma proposta de valorização e aperfeiçoamento da formação inicial de professores por meio da inserção de estudantes de licenciatura em escolas públicas de educação básica. Tem como objetivo o aperfeiçoamento da formação de professores para a educação básica e a melhoria de qualidade da educação pública brasileira.

O Pibid oferece bolsas de iniciação à docência aos estudantes de cursos de licenciatura que desenvolvam atividades pedagógicas em escolas da Rede Pública de educação básica. Há bolsas também aos coordenadores institucionais e de gestão que articulam e implementam o programa nas IES, aos coordenadores de área, professores das IES envolvidos na orientação aos bolsistas; e, ainda, aos docentes de escolas públicas responsáveis pela supervisão dos licenciandos. Também são repassados recursos de custeio para execução de atividades vinculadas ao projeto.

Segundo o professor Lucélio Ferreira Simião, coordenador institucional do Pibid/UEMS, o projeto deverá ser implantado no início do ano letivo de 2014 depois de atendidas as recomendações feitas pela Capes. A previsão é de que na primeira quinzena de fevereiro seja divulgado edital para a seleção dos bolsistas de iniciação à docência e dos professores supervisores das escolas de educação básica parceiras da UEMS no projeto. “A aprovação deste projeto é a confirmação de que a UEMS tem procurado estabelecer seus objetivos e metas para estar coerente com as premissas e definições da LDB, fortalecendo a formação de professores para a Educação Básica", diz o professor Lucélio, para quem o resultado reflete a qualidade do trabalho desenvolvido por todos os professores e técnicos que estiveram envolvidos na construção deste projeto.

Fonte: UEMS

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)