Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

UEMS terá R$ 6 milhões ao ano para bolsas de Iniciação à Docência

Notícias MS - 26 de novembro de 2013 - 12:56

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou o resultado da seleção de projetos institucionais de Instituições de Ensino Superior para participarem do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul conseguiu aprovação de um projeto institucional que envolveu todos os cursos de licenciaturas em 12 unidades universitárias.

Ao todo são 34 subprojetos, sendo 27 nas áreas específicas de cada licenciatura e sete subprojetos interdisciplinares abrangendo dois ou mais cursos de licenciatura. No total foram submetidas à aprovação 696 bolsas de iniciação à docência, 116 bolsas de supervisão e 58 bolsas de coordenação de área. A Capes financiará anualmente o montante aproximado de R$ 6 milhões em bolsas e recursos de custeio para que a UEMS desenvolva o projeto durante os quatro próximos anos.

Pibid

O Pibid é um programa do MEC desenvolvido pela Capes com uma proposta de valorização e aperfeiçoamento da formação inicial de professores por meio da inserção de estudantes de licenciatura em escolas públicas de educação básica. Tem como objetivo o aperfeiçoamento da formação de professores para a educação básica e a melhoria de qualidade da educação pública brasileira.

O Pibid oferece bolsas de iniciação à docência aos estudantes de cursos de licenciatura que desenvolvam atividades pedagógicas em escolas da Rede Pública de educação básica. Há bolsas também aos coordenadores institucionais e de gestão que articulam e implementam o programa nas IES, aos coordenadores de área, professores das IES envolvidos na orientação aos bolsistas; e, ainda, aos docentes de escolas públicas responsáveis pela supervisão dos licenciandos. Também são repassados recursos de custeio para execução de atividades vinculadas ao projeto.

Segundo o professor Lucélio Ferreira Simião, coordenador institucional do Pibid/UEMS, o projeto deverá ser implantado no início do ano letivo de 2014 depois de atendidas as recomendações feitas pela Capes. A previsão é de que na primeira quinzena de fevereiro seja divulgado edital para a seleção dos bolsistas de iniciação à docência e dos professores supervisores das escolas de educação básica parceiras da UEMS no projeto. “A aprovação deste projeto é a confirmação de que a UEMS tem procurado estabelecer seus objetivos e metas para estar coerente com as premissas e definições da LDB, fortalecendo a formação de professores para a Educação Básica", diz o professor Lucélio, para quem o resultado reflete a qualidade do trabalho desenvolvido por todos os professores e técnicos que estiveram envolvidos na construção deste projeto.

Fonte: UEMS

SIGA-NOS NO Google News