Cassilândia, Domingo, 11 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

18/08/2006 16:45

UEMS terá disciplina de libras nas licenciaturas


A UEMS está reformulando os projetos pedagógicos de seus cursos de licenciatura para começar a oferecer nos seus currículos, a partir do ano que vem, a disciplina de libras (Língua Brasileira de Sinais). A iniciativa atende a uma exigência do governo federal, que publicou decreto no fim do ano passado obrigando as universidades de todo o país a incluir a libras na formação de professores.
De acordo com Eliza Cesco, presidente da Câmara de Educação Superior e Educação Profissional do CEE (Conselho Estadual de Educação), os primeiros contemplados com o aprendizado da libras na universidade serão os acadêmicos de Geografia. No entanto, a previsão é de que até 2008 todos os cursos de Pedagogia e Letras da UEMS tenham no currículo escolar esta disciplina.

A regulamentação da educação bilíngüe para surdos em Mato Grosso do Sul foi tema, inclusive, de audiência pública na última quarta-feira, na Assembléia Legislativa, conduzida pela professora Marlene Gotti, assessora técnica da Secretaria Especial do Ministério da Educação e da qual participou a professora Dr.ª Amélia Leite de Almeida, assessora de Apoio às Necessidades Educacionais Especiais/UEMS, representando esta universidade. Amélia avaliou o evento como fundamental para sanar dúvidas sobre a legislação e definir estratégias e ações para Mato Grosso do Sul, para os próximos anos.

Uma das primeiras iniciativas no estado, por exemplo, será a elaboração de um Projeto de Lei criando cargos de intérprete e instrutor em libras. Outras ações neste sentido estarão previstas no documento que o CEE está elaborando junto com a comunidade e os setores envolvidos no atendimento a pessoa surda e que estará pronto em breve.


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 10 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)