Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

UEMS terá disciplina de libras nas licenciaturas

18 de agosto de 2006 - 16:45


A UEMS está reformulando os projetos pedagógicos de seus cursos de licenciatura para começar a oferecer nos seus currículos, a partir do ano que vem, a disciplina de libras (Língua Brasileira de Sinais). A iniciativa atende a uma exigência do governo federal, que publicou decreto no fim do ano passado obrigando as universidades de todo o país a incluir a libras na formação de professores.
De acordo com Eliza Cesco, presidente da Câmara de Educação Superior e Educação Profissional do CEE (Conselho Estadual de Educação), os primeiros contemplados com o aprendizado da libras na universidade serão os acadêmicos de Geografia. No entanto, a previsão é de que até 2008 todos os cursos de Pedagogia e Letras da UEMS tenham no currículo escolar esta disciplina.

A regulamentação da educação bilíngüe para surdos em Mato Grosso do Sul foi tema, inclusive, de audiência pública na última quarta-feira, na Assembléia Legislativa, conduzida pela professora Marlene Gotti, assessora técnica da Secretaria Especial do Ministério da Educação e da qual participou a professora Dr.ª Amélia Leite de Almeida, assessora de Apoio às Necessidades Educacionais Especiais/UEMS, representando esta universidade. Amélia avaliou o evento como fundamental para sanar dúvidas sobre a legislação e definir estratégias e ações para Mato Grosso do Sul, para os próximos anos.

Uma das primeiras iniciativas no estado, por exemplo, será a elaboração de um Projeto de Lei criando cargos de intérprete e instrutor em libras. Outras ações neste sentido estarão previstas no documento que o CEE está elaborando junto com a comunidade e os setores envolvidos no atendimento a pessoa surda e que estará pronto em breve.


SIGA-NOS NO Google News