Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

UEMS selecionará coordenadores para Bolsa de Iniciação à Docência

Tereza da Penha, noticias ms - 30 de janeiro de 2011 - 06:50


Campo Grande (MS) - A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) publicou no Diário Oficial de quinta-feira (27) o edital (nº 01/2011 – Proe/UEMS), referente à seleção de coordenadores de área para o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). Serão selecionados 15 coordenadores de área (um docente por licenciatura), que serão responsáveis pela elaboração de subprojetos para cursos de licenciatura, para unidades universitárias da UEMS. A inscrição começou na quarta-feira (26) e vai até o dia 2 de fevereiro.



Segundo o edital, o Ministério da Educação (MEC), através da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), objetiva fomentar a iniciação à docência de estudantes dos cursos de Licenciatura das Instituições Públicas de Educação Superior, aumentando a convivência dos graduandos com o cotidiano da função docente, em condições criativas e diversificadas, estimulando suas permanências na docência e o desenvolvimento profissional, contribuindo, assim, para ajustar as ofertas às demandas da rede pública, minimizando a carência de professores da educação básica.



PIBID


Um dos objetivos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) é: incentivar a formação de docentes em nível superior para a Educação Básica; contribuir para a valorização do magistério; elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre a Educação Superior e a Educação Básica; inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem, dentre outros.



Cursos


Os coordenadores selecionados serão responsáveis pela elaboração de subprojetos para os seguintes cursos de licenciatura da UEMS: Biologia (unidade de Coxim, Ivinhema e Mundo Novo); Ciências Sociais (unidades de Amambai e Paranaíba); Geografia (unidade de Jardim); História (unidade de Amambai); Letras (unidades de Jardim e Cassilândia); Matemática (unidades de Cassilândia e Nova Andradina); Pedagogia (unidades de Campo Grande, Maracaju e Paranaíba); Química (unidade de Naviraí).



Inscrições


A UEMS informa que as inscrições deverão ser feitas por meio da Ficha de Inscrição preenchida e assinada (de acordo com o Anexo I do DOE) e da Tabela de Pontuação (Anexo II do DOE) devidamente preenchida, que deverão ser encaminhadas obrigatoriamente ao e-mail do Coordenador Institucional ([email protected], com cópia para [email protected]) e enviada por malote ao gabinete da Pró-Reitoria de Ensino.



Cronograma


De acordo com o cronograma da UEMS, o período de inscrições vai até o dia 02 de fevereiro. A seleção dos coordenadores de área será nos dias 03 e 04 de fevereiro. A divulgação do resultado final será em 07/02/2011.



Mais informações no Diário Oficial do Estado (DOE), de número 7.876 (pág. 18 e 19), de 27 de fevereiro de 2011 – ver no site www.imprensaoficial.ms.gov.br



SIGA-NOS NO Google News