Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

UEMS realiza a I Mostra dos Universitários Negros

21 de novembro de 2006 - 13:51


O NEER (Núcleo de Estudos Étnico Raciais) da UEMS (Universidade estadual de Mato Grosso do Sul) promove, hoje e amanhã, dias 21 e 22 de novembro, na sala de Multivídeos da unidade universitária de Dourados, a I Mostra dos Universitários Negros da Instituição, evento aberto à comunidade em comemoração aos 35 anos do mês da consciência negra e que discutirá a temática “A universidade promovendo uma educação anti-racista e inclusiva”. A programação inicia às 19h40 de hoje com apresentação cultural e com a palestra “Dia Nacional da Consciência Negra”, a ser proferida pelas professoras Maria José de Jesus Alves Cordeiro (UEMS) e Maria Ceres Pereira UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados).

Segundo a coordenadora do NEER/UEMS, professora Maria de Lourdes Silva, os objetivos do evento são: oportunizar a toda a comunidade acadêmica a convivência com a diversidade étnico-racial; possibilitar, aos acadêmicos que ingressaram pelo regime de cotas, a discussão sobre sua inserção no ensino superior; e estimular os percursos e processos de formação pautada no exercício de direitos e de superação das desigualdades no espaço e nas relações acadêmicas.

Amanhã, o mostra será nos períodos matutino e vespertino, quando os acadêmicos que participam do Programa Brasil Afroatitude apresentarão seus trabalhos. Pela manhã, o evento também terá, às 8h40min, a palestra: “Experiências e perspectivas em políticas de cotas nas universidades”, com a professora. Maria de Lourdes Silva, (NEER/UEMS) e, às 9h30min, a mesa redonda “Brasil Afroatitude: da permanência ao compromisso social e político da população negra”, com os acadêmicos e pesquisadores do Brasil Afroatitude, Irlon Maciel, Maria Félix e Glauce Jardi.

Ainda amanhã, às 13h40, será realizada a mesa redonda “Juventude Negra e educação: memória, cultura e religiosidade”, com os professores José Carlos de Souza (UEMS), Mário de Sá (Uniderp) e Ângela Maria Alves (Coordenadoria Estadual de Políticas Específicas de Educação para a Promoção da Igualdade Racial”.

Maria de Lourdes ressalta que as leis que estabelecem cotas para negros e índios na UEMS começam a mudar o perfil da universidade, assegurando o acesso e criando perspectivas para o mercado de trabalho. “Mato Grosso do Sul, a exemplo de outros estados, está inserido nas Políticas Nacionais de Ações Afirmativas, destacando-se pela implementação de mecanismos de superação das desigualdades e construindo possibilidades de acesso ao ensino universitário. Este evento, portanto, será uma grande oportunidade para que a população compreenda a política de reservas de vagas na universidade e com isso essa ação se fortaleça”, diz.


SIGA-NOS NO Google News