Cassilândia, Terça-feira, 06 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

21/11/2006 13:51

UEMS realiza a I Mostra dos Universitários Negros


O NEER (Núcleo de Estudos Étnico Raciais) da UEMS (Universidade estadual de Mato Grosso do Sul) promove, hoje e amanhã, dias 21 e 22 de novembro, na sala de Multivídeos da unidade universitária de Dourados, a I Mostra dos Universitários Negros da Instituição, evento aberto à comunidade em comemoração aos 35 anos do mês da consciência negra e que discutirá a temática “A universidade promovendo uma educação anti-racista e inclusiva”. A programação inicia às 19h40 de hoje com apresentação cultural e com a palestra “Dia Nacional da Consciência Negra”, a ser proferida pelas professoras Maria José de Jesus Alves Cordeiro (UEMS) e Maria Ceres Pereira UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados).

Segundo a coordenadora do NEER/UEMS, professora Maria de Lourdes Silva, os objetivos do evento são: oportunizar a toda a comunidade acadêmica a convivência com a diversidade étnico-racial; possibilitar, aos acadêmicos que ingressaram pelo regime de cotas, a discussão sobre sua inserção no ensino superior; e estimular os percursos e processos de formação pautada no exercício de direitos e de superação das desigualdades no espaço e nas relações acadêmicas.

Amanhã, o mostra será nos períodos matutino e vespertino, quando os acadêmicos que participam do Programa Brasil Afroatitude apresentarão seus trabalhos. Pela manhã, o evento também terá, às 8h40min, a palestra: “Experiências e perspectivas em políticas de cotas nas universidades”, com a professora. Maria de Lourdes Silva, (NEER/UEMS) e, às 9h30min, a mesa redonda “Brasil Afroatitude: da permanência ao compromisso social e político da população negra”, com os acadêmicos e pesquisadores do Brasil Afroatitude, Irlon Maciel, Maria Félix e Glauce Jardi.

Ainda amanhã, às 13h40, será realizada a mesa redonda “Juventude Negra e educação: memória, cultura e religiosidade”, com os professores José Carlos de Souza (UEMS), Mário de Sá (Uniderp) e Ângela Maria Alves (Coordenadoria Estadual de Políticas Específicas de Educação para a Promoção da Igualdade Racial”.

Maria de Lourdes ressalta que as leis que estabelecem cotas para negros e índios na UEMS começam a mudar o perfil da universidade, assegurando o acesso e criando perspectivas para o mercado de trabalho. “Mato Grosso do Sul, a exemplo de outros estados, está inserido nas Políticas Nacionais de Ações Afirmativas, destacando-se pela implementação de mecanismos de superação das desigualdades e construindo possibilidades de acesso ao ensino universitário. Este evento, portanto, será uma grande oportunidade para que a população compreenda a política de reservas de vagas na universidade e com isso essa ação se fortaleça”, diz.


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 06 de Dezembro de 2016
Segunda, 05 de Dezembro de 2016
21:32
Loteria
13:15
Cassilândia
09:00
Maternidade
Domingo, 04 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)