Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

UEMS oferece capacitação em língua espanhola para professores da rede pública

Karina Lima , noticias ms - 05 de dezembro de 2010 - 04:22

Campo Grande (MS) - Como parte do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), do qual a UEMS faz parte, estão abertas 150 vagas para o curso de segunda licenciatura em Letras/Espanhol divididas igualmente entre as cidades de Jardim, Dourados e Campo Grande, que oferecerão o curso.

Este Plano prevê capacitar professores da rede pública que já têm ensino superior completo, mas que precisam desta segunda licenciatura para atenderem as exigências das áreas em que atuam, neste caso, para ministrarem aula de Língua Espanhola.

Dados da Secretaria de Educação Básica dão conta que o País, em 2007, tinha mais de 12 mil professores aptos a ensinar a língua espanhola nas escolas. Mas segundo o Censo escolar são necessários de 22 mil a 24 mil para atender a nova legislação que regulamenta o ensino da língua no Brasil.

Em Mato Grosso do Sul a situação é a mesma. “Há necessidade de capacitação de muitos professores, pois segundo a secretaria, há grande carência destes profissionais, notadamente no interior do Estado, onde os cursos são mais escassos e as dificuldades de formação e capacitação, maiores”, apontou o coordenador do curso de Letras da UEMS de Campo Grande, Daniel Abrão.

O coordenador destaca ainda que além do mercado promissor, o aluno desta segunda licenciatura terá contato com uma habilitação em língua espanhola e uma atualização nos conhecimentos de língua, literatura e aspectos socioculturais do mundo hispânico, além da atualização pedagógica relativa ao ensino de língua no contexto da escola pública contemporânea.

Os professores da rede pública interessados em cursar Letras/Espanhol devem se apressar. As inscrições serão feitas através da Plataforma Freire (http://freire.mec.gov.br), até 15/12 e posteriormente validadas pelas Secretarias Municipais e Estaduais de Educação. As aulas acontecem aos sábados, domingos e feriados, durante cinco semestres, com carga horária de 1200 horas.


Maria Alice Campagnoli




SIGA-NOS NO Google News