Cassilândia, Sábado, 10 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

21/03/2007 14:26

UEMS oferece atendimento psicológico aos acadêmicos

Isabela Schwengber

A UEMS oferece aos seus acadêmicos, desde 2001, o Serviço de Atendimento Psicológico (SAP) que, aliado a outras ações de assistência estudantil, objetiva integrar o aluno à vida acadêmica, auxiliando-o na busca de soluções para questões problemáticas de ordem psíquica, social, educacional e profissional, que podem contribuir de modo negativo no rendimento escolar e resultar muitas vezes na desistência ou evasão universitária.

A psicóloga Natali Portela, responsável pelo atendimento aos estudantes desde 2004, explica que o serviço foi implantado diante da observação do grande número de alunos queixosos com relação ao seu bem-estar e também mediante a constatação de que muitas dificuldades no desempenho acadêmico possuem estreita relação com fatores emocionais. “É difícil mensurar os benefícios do atendimento psicológico na instituição, já que o compromisso ético limita a exposição de resultados positivos obtidos individualmente, mas podemos dizer que muitos alunos conseguiram superar questões problemáticas como dificuldade de concentração nos estudos, medo de apresentação de seminários, ansiedade relacionada aos estágios e até mesmo dúvidas em relação ao curso escolhido”, afirma.

Natali ressalta que a UEMS de Dourados possui disponibilidade para prestar mais atendimentos, mas isso depende da procura dos acadêmicos. “Talvez por desconhecimento ou insegurança com relação ao sigilo profissional, alguns não se sentem à vontade de buscar o auxílio dentro da própria universidade. Contudo, esta dificuldade está sendo vencida com o tempo, na medida em que os próprios alunos atendidos vão indicando o serviço a outros”. A prova disso está na comparação do número de solicitações de atendimento: enquanto em 2004, quando o serviço foi devidamente formalizado, foram agendados 364 atendimentos, em 2005 este número pulou para 473, sendo que neste dois anos 559 dessas solicitações foram efetivamente atendidas.

“Nem toda solicitação se transforma em atendimento, pois algumas vezes a carga horária de estudos não permite que o aluno compareça ao serviço na hora agendada, mas isso não quer dizer que não exista a necessidade do apoio psicológico. Se ele procurou o SAP é porque alguma questão problemática ele tem, por isso o número de solicitações é um dos dados mais relevantes para analisarmos a demanda”, ressalta Natali.

Ela explica, ainda, que as práticas utilizadas no SAP variam de acordo com cada caso e incluem psicoterapia breve, aconselhamento psicológico, psicoterapia individual e encaminhamentos para outros profissionais quando necessário, respeitando-se as necessidades e disponibilidades de cada um. O serviço está disponível apenas aos acadêmicos, mas os professores e familiares também estão passíveis de orientações eventuais. Os horários de atendimento são flexíveis, levando-se em consideração a disponibilidade do aluno e de forma que não coincida com o seu período de aula.

Como procurar

Para ser atendido, o aluno não precisa de nenhuma espécie de encaminhamento, basta procurar a psicóloga Natali na Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (PROEC) ou telefonar para 3411-9104 / 3411-9116. O e-mail natali@uems.br também está disponível para mais esclarecimentos

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 10 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)