Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

UEMS irá oferecer curso de doutorado em agronomia em 2015

Michel Faustino, Campo Grande News - 27 de dezembro de 2014 - 07:44

A UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), unidade de Aquidauana, passará a oferecer doutorado em agronomia em 2015. A aprovação do curso foi divulgada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior no inicio da semana. Esse é o segundo doutorado conquistado pela Universidade, e será ofertado a partir de 2015. A UEMS também oferece o doutorado em Recursos Naturais.

Para o Reitor da UEMS, Fábio Edir, “Nesse momento há a necessidade do estado buscar novas fronteiras, principalmente na área da agricultura por meio de agregação de valor. É preciso garantir uma produção sustentável com respeito ao meio ambiente e valoração da economia, e o nosso doutorado vem para contribuir”, explica.

Na UEMS, as ciências agrárias estiveram presentes desde sua implantação em 1993, ano da criação da Unidade Universitária de Aquidauana, com o curso de Zootecnia. Por estar situada em uma região de transição entre dois grandes ecossistemas (o Cerrado e o Pantanal), a Unidade possui potencial para gerar e difundir conhecimento e tecnologia para uma área não privilegiada por outra IES. Em 1999, para viabilizar a otimização de recursos humanos e materiais, a UEMS consolidou seu polo agrário com a criação do curso de agronomia.

Atualmente, a UEMS de Aquidauana possui um grupo de pesquisadores consolidado. O Reitor da UEMS, Fábio Edir, explica que essa aprovação é fruto de um trabalho coletivo.

“Esse reconhecimento da Capes é resultado de muito esforço realizado por um grupo importantíssimo para a instituição. Essa vitória nos enche de orgulho, e vem agregar num momento importante para nossa Universidade, pois estamos encerrando mais um ciclo, o término das comemorações dos nossos 20 anos”, diz o reitor.

Estrutura da Unidade da UEMS em Aquidauana - A Unidade da UEMS de Aquidauana está instalada em uma propriedade com 806 hectares, dotada de infraestrutura necessária para o desenvolvimento de atividades práticas ligadas a área, tais como: laboratórios de ensino, (Zoologia, Microscopia, Anatomia animal, Química e Bioquímica, Geologia, Mineralogia e Informática); laboratórios de pesquisa (Solos, Carcinocultura, Entomologia agrícola; Nutrição de plantas; Fertilidade dos solos; Qualidade de água e Cultivo protegido).

Além disso, possui setores de produção, como: Fruticultura, Olericultura, Mecanização agrícola, Processamento de produtos vegetais, Suinocultura, Bovinocultura de leite, Bovinocultura de corte, Piscicultura, Avicultura e Forragicultura. A Unidade também conta com uma Empresa Júnior que propicia aos acadêmicos desenvolverem atividades junto à comunidade local.

SIGA-NOS NO Google News