Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

UEMS integra plano nacional para formação de professores

Assessoria - 28 de maio de 2009 - 14:53

O Reitor da UEMS participa hoje (28/05), em Brasília, do lançamento do Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica.

O plano prevê a oferta de cerca de 330 mil vagas em cursos superiores com licenciatura para docentes que já fazem parte da rede pública de ensino, com investimento estimado de R$ 700 milhões (até 2010) e de R$ 1,9 bilhão (até 2014).

A UEMS integra o plano com a oferta de 980 vagas em cursos de formação inicial presencial e a distância e cursos de segunda licenciatura, para docentes que atuam na rede pública de ensino há pelo menos três anos, mas fora de sua área de formação. Segundo o Ministro da Educação, Fernando Haddad, cerca de 600 mil docentes atuam sem a formação adequada no Brasil.

O Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica está disponível no seguinte endereço eletrônico: http://download.uol.com.br/educacao/plano_nacional_de_formacao_de_professores_vagas.pdf

Segundo o MEC, o professor fará sua inscrição nos cursos por meio de um sistema informatizado, ainda em criação, que se chamará Plataforma Paulo Freire, em homenagem ao educador e pesquisador brasileiro. Cada docente poderá cadastrar seu currículo no sistema. As vagas serão ofertadas pelas instituições de ensino e, se houver maior procura do que o número de cadeiras disponíveis, a sugestão do ministério é que haja um sorteio. As instituições de ensino poderão, ainda, criar prova de ingresso para os professores, caso desejarem.


--


_________________________
Maria Alice Campagnoli Otre
Assessoria de Imprensa - UEMS

SIGA-NOS NO Google News