Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

UEMS implanta seu primeiro curso de mestrado

Isabela Schwengber - 30 de julho de 2008 - 20:11

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul vai ofertar, a partir de 2009, seu primeiro curso de mestrado: será em Agronomia, na área de Produção Vegetal, na unidade de Aquidauana. O curso é voltado a profissionais de Agronomia e Zootecnia, que atuam diretamente no cultivo de culturas, como é o caso das olerícolas, frutíferas, forrageiras e grandes culturas, com milho, soja, arroz, algodão, cana-de-açúcar, entre outras. Serão abertas 15 vagas por ano.



Sua oferta foi recomendada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes), órgão responsável pela autorização, reconhecimento e avaliação de cursos de pós-graduação stricto sensu. Dentre os critérios avaliados pela Capes, estão a inserção regional do curso, a infra-estrutura administrativa, a área experimental, os laboratórios e a biblioteca.



O coordenador do curso, professor Marcos Antonio Camacho da Silva, explica que para ser autorizado, o mestrado deve ter, também, uma proposta atual e abrangente, e a estrutura curricular deve demonstrar estes quesitos. “O corpo docente é avaliado, sendo necessário todos os professores serem doutores e com experiência em orientação na graduação, comprovando vivência em pesquisa e demonstrando capacidade de sustentação da proposta por meio de publicação e de projetos aprovados em agências de fomento. Quanto às linhas de pesquisas apresentadas na proposta, estas devem ser comprovadas pelos projetos de pesquisas desenvolvidos pelos docentes” diz. O corpo docente conta com 19 doutores, dentre professores da UEMS e pesquisadores da Embrapa Gado de Corte e Embrapa Agropecuária Oeste.



Camacho ressalta que o curso de mestrado vai trazer novas tecnologias voltadas ao incremento da produção agropecuária – o que resultará no aumento do PIB do Estado - e vai qualificar profissionais para a utilização dessas tecnologias, de forma sustentável. “Neste sentido, a UEMS tem buscado articular e elaborar programas com inserções regionais a serem conduzidos de maneira integrada, com perspectivas de formação e capacitação de recursos humanos de alto nível, atendendo às necessidades de pesquisa na área em que se insere”, afirma o coordenador. O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UEMS, professor Sidnei Lima Junior, complementa: “estamos trabalhando para que outros programas de pós-graduação sejam implantados na instituição, pois assim contribuiremos ainda mais não só para a qualificação, mas também para a fixação desses recursos humanos em Mato Grosso do Sul”.



Com este curso, a UEMS inicia suas atividades de pós-graduação em nível de mestrado, passando a fazer parte do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG) da Capes. Segundo o reitor, professor Gilberto José de Arruda, a oferta do mestrado atende ao planejamento de verticalização do ensino na universidade, previsto no Plano de Desenvolvimento Institucional da UEMS e que se adequa à proposta de Reforma Universitária. “Com a implantação de cursos de pós-graduação, a produção do conhecimento aumenta e a instituição se insere, definitivamente, no conceito de universidade”, diz.



Mais informações sobre o curso podem ser obtidas na unidade universitária de Aquidauana, fone (67) 3904-2902.

SIGA-NOS NO Google News