Cassilândia, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

13/12/2004 13:21

UEMS ganha prêmio dos Direitos Humanos 2004

Dourados News

A UEMS (Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul), na categoria ações afirmativas/pessoa física, e a Universidade de Brasília (UnB), na categoria ações afirmativas/instituição, foram contempladas, ao lado de 25 outros projetos sociais, com o prêmio Direitos Humanos 2004, da Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH) da Presidência da República.

A UEMS foi representada na cerimônia pela professora Maria José de Jesus Alves Cordeiro (pró-reitora de Ensino.) No anúncio do prêmio, o ministro Nilmário Miranda, da Secretaria Especial de Direitos Humanos, assinalou que a premiação da Uems e da UnB era uma forma de homenagear a todas universidades brasileiras que adotam políticas de cotas, com ênfase a Uems que é pioneira na oferta de cotas simultaneas para negros e índios, e realizou nesse final de semana o segundo vestibular com essa formatação.

Direitos Humanos - O prêmio foi criado em 1995 e representa uma honraria do governo federal concedida a pessoas e instituições, cujas ações em prol dos direitos humanos sejam dignas de reconhecimento e valorização por toda a sociedade brasileira. Consiste na entrega de um diploma e uma obra de arte oferecidos por empresas públicas e privadas em cerimônia realizada no Palácio do Planalto.

Em 2004, foram instituídas 15 categorias de premiação em duas modalidades: indicações e concursos. Em relação aos concursos, o objetivo central foi destacar temas prioritários na agenda dos direitos humanos e incentivar a reflexão e a produção sobre os temas homofobia, desarmamento e a inclusão de pessoas com deficiência.

O secretário-especial de Direitos Humanos, ministro Nilmário Miranda, destacou que nos anos que se seguiram à promulgação da Constituição o País obteve grandes conquistas com o alargamento do conceito de direitos humanos. Mas, apesar do otimismo, detecta o principal desafio para o futuro. “Nosso principal problema é tornar os direitos humanos universais abrangentes, para toda a sociedade.” O vice-presidente José Alencar ratificou as afirmações de Miranda e afirmou que o governo trata a questão com grande carinho e afinco. “Não resta dúvida de que a situação irá melhorar e tenho certeza de que o trabalho dos agraciados com os prêmios irá estimular toda a sociedade”, afirmou.

Militante dos direitos dos negros, a ministra da Secretaria Especial para Promoção de Políticas de Igualdade Racial (Seppir), Matilde Ribeiro, juntamente com a professora Maju da Uems comemoraram o reconhecimento de tantas ações sociais. “Em meio a contextos macro e microeconômicos e políticos, soubemos (o governo) reconhecer atuações individuais e institucionais em prol da melhoria da qualidade de vida no País”, destacou. Para ela, a questão da inclusão racial deve fazer parte da política de Estado e da atuação do governo.


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)