Cassilândia, Sábado, 20 de Outubro de 2018

Últimas Notícias

13/12/2004 13:21

UEMS ganha prêmio dos Direitos Humanos 2004

Dourados News

A UEMS (Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul), na categoria ações afirmativas/pessoa física, e a Universidade de Brasília (UnB), na categoria ações afirmativas/instituição, foram contempladas, ao lado de 25 outros projetos sociais, com o prêmio Direitos Humanos 2004, da Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH) da Presidência da República.

A UEMS foi representada na cerimônia pela professora Maria José de Jesus Alves Cordeiro (pró-reitora de Ensino.) No anúncio do prêmio, o ministro Nilmário Miranda, da Secretaria Especial de Direitos Humanos, assinalou que a premiação da Uems e da UnB era uma forma de homenagear a todas universidades brasileiras que adotam políticas de cotas, com ênfase a Uems que é pioneira na oferta de cotas simultaneas para negros e índios, e realizou nesse final de semana o segundo vestibular com essa formatação.

Direitos Humanos - O prêmio foi criado em 1995 e representa uma honraria do governo federal concedida a pessoas e instituições, cujas ações em prol dos direitos humanos sejam dignas de reconhecimento e valorização por toda a sociedade brasileira. Consiste na entrega de um diploma e uma obra de arte oferecidos por empresas públicas e privadas em cerimônia realizada no Palácio do Planalto.

Em 2004, foram instituídas 15 categorias de premiação em duas modalidades: indicações e concursos. Em relação aos concursos, o objetivo central foi destacar temas prioritários na agenda dos direitos humanos e incentivar a reflexão e a produção sobre os temas homofobia, desarmamento e a inclusão de pessoas com deficiência.

O secretário-especial de Direitos Humanos, ministro Nilmário Miranda, destacou que nos anos que se seguiram à promulgação da Constituição o País obteve grandes conquistas com o alargamento do conceito de direitos humanos. Mas, apesar do otimismo, detecta o principal desafio para o futuro. “Nosso principal problema é tornar os direitos humanos universais abrangentes, para toda a sociedade.” O vice-presidente José Alencar ratificou as afirmações de Miranda e afirmou que o governo trata a questão com grande carinho e afinco. “Não resta dúvida de que a situação irá melhorar e tenho certeza de que o trabalho dos agraciados com os prêmios irá estimular toda a sociedade”, afirmou.

Militante dos direitos dos negros, a ministra da Secretaria Especial para Promoção de Políticas de Igualdade Racial (Seppir), Matilde Ribeiro, juntamente com a professora Maju da Uems comemoraram o reconhecimento de tantas ações sociais. “Em meio a contextos macro e microeconômicos e políticos, soubemos (o governo) reconhecer atuações individuais e institucionais em prol da melhoria da qualidade de vida no País”, destacou. Para ela, a questão da inclusão racial deve fazer parte da política de Estado e da atuação do governo.


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 19 de Outubro de 2018
09:00
Santo do Dia
04:16
Cassilândia
Quinta, 18 de Outubro de 2018
11:00
Mundo Fitness
09:00
Santo do Dia
Quarta, 17 de Outubro de 2018
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)