Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

UEMS é selecionada para participar do Projeto Rondon

14 de novembro de 2007 - 14:33

A UEMS foi selecionada para participar da Operação Grão Pará do Projeto Rondon 2008, na cidade de Concórdia, no Pará, entre os dias 11 e 28 de janeiro. A equipe de voluntários será formada pelos professores Viviane Scalon Fachin (coordenadora) e Aroldo Careaga e mais seis acadêmicos, que serão selecionados pela Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários, até o dia 28 de novembro, pois o grupo terá sua primeira capacitação em dezembro.

O Rondon é um projeto de integração social coordenado pelo Ministério da Defesa, com a colaboração da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC). O projeto envolve atividades voluntárias de universitários e busca aproximar esses estudantes da realidade do país, além de contribuir, também, para o desenvolvimento de comunidades carentes.

O projeto empenha-se em desenvolver a capacitação de organizações da sociedade civil na defesa dos direitos de cidadania, como também a capacitação de educadores do ensino fundamental para a prática de leitura. A produção de textos e atendimento a portadores de necessidades educativas especiais e a organização de implantação de atividades comunitárias solidárias também são destaques. Os voluntários preocupam-se, ainda, em orientar o desenvolvimento da agricultura familiar, bem como colaborar na elaboração de projetos que atendam à infra-estrutura municipal, em particular nas áreas de saneamento básico e de meio ambiente.

De 11 a 28 de janeiro, 720 rondonistas de todo o país desenvolverão ações em 45 municípios dos estados do Pará e do Piauí. Para esta edição, o projeto recebeu 401 propostas de trabalho de instituições de ensino superior interessadas em participar das operações. Desde sua criação, em 11 de julho de 1967, já realizou várias atividades de cidadania, bem-estar, desenvolvimento local, sustentável e gestão pública.

Isabela Schwengber

SIGA-NOS NO Google News