Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

UEMS é orgulho do ‘Criador de Universidades’

Aos 83 anos de idade, Pedro Pedrossian é um dos políticos mais memoráveis de Mato Grosso do Sul por causa das grandes obras que realizou.

A Critica e assessoria - 20 de outubro de 2015 - 18:44

Foto: divulgação
Foto: divulgação

Aos 83 anos de idade, Pedro Pedrossian é um dos políticos mais memoráveis de Mato Grosso do Sul por causa das grandes obras que realizou. Governador do Estado por dois mandatos, de 1980 a 1983 e de 1991 a 1995, Pedrossian implantou duas das quatro instituições de ensino superior existentes em território sul-mato-grossense.

Em entrevista concedida à equipe de comunicação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) em 2013, quando a instituição completava 20 anos, Pedrossian falou sobre Educação e a história por trás da criação da instituição.

Na época, mais do que homenageá-lo com uma placa ou qualquer outro presente, a equipe entendeu que bom mesmo seria ouvi-lo dizer, com suas palavras e a partir de suas memórias, como foi criar a UEMS.

O estado de saúde dele era debilitado na ocasião da entrevista e provocava dúvidas se a conversa seria possível. Entretanto, no dia e na hora marcada, empurrado em uma cadeira de rodas, o político apareceu dando um humorado “bom dia”.

Mesmo podendo ser reconhecido como aquele que criou o ousado Parque dos Poderes, o Morenão apontado como o maior estádio universitário da América Latina, o fundamental Hospital Regional e tantas outras obras, Pedrossian deixou claro que prefere ser lembrado de outra forma.

“Eu como político já fui o último governador eleito do Estado pró-diviso do velho Mato Grosso. Eu fui o primeiro senador do Mato Grosso do Sul e duas vezes governei o Mato Grosso do Sul. Mas o que mexia realmente na minha emoção e nos meus sentimentos é quando eu falava em universidade, eu tive um orgulho enorme da minha carreira política, mas o que me enchia realmente de satisfação era a criação das universidades, eu nunca escondi isto e continuo até hoje, quando eu falo alguma coisa – “o que é que você fez?” Eu digo, Universidade! O resto é resto!”.

Afinal, foram três universidades públicas implantadas por ele ao longo de sua carreira política: Universidade Federal de Mato Grosso, Federal de Mato Grosso do Sul e Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

SIGA-NOS NO Google News