Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

UEMS busca acelerar preenchimento de vagas remanescentes

Notícias MS/ Brasiluza Neves - 07 de março de 2012 - 12:20

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) lançou na terça-feira (6) um novo edital para preenchimento de vagas remanescentes nos cursos de graduação. Nesta etapa seletiva, a Universidade convoca para matrícula tanto os candidatos inscritos na Lista de Espera do SiSU, quanto aqueles inscritos no processo seletivo interno da instituição. As reuniões onde os convocados deverão comparecer, a fim de já efetivar suas matrículas, ocorrerão na próxima sexta-feira (9), nas 14 unidades universitárias que ainda dispõem de vagas a serem preenchidas.

O edital dá ainda uma nova chance para candidatos convocados anteriormente que não tenham realizado a matrícula nas chamadas passadas. A convocatória não é válida, todavia, para candidatos que já tenham sido selecionados e matriculados na UEMS nas chamadas anteriores, ainda que o curso pleiteado seja distinto daquele em que esteja matriculado. O objetivo da seleção é ampliar o acesso à Universidade e acelerar o preenchimento de todas as vagas oferecidas nos cursos de graduação.

Durante a reunião da próxima sexta será efetuada chamada nominal dos candidatos convocados pela UEMS para a realização imediata da matrícula. O direito à matrícula se dará de acordo com a ordem de pontuação, até que todas as vagas remanescentes dos cursos de graduação sejam completadas ou que não haja mais candidatos aptos presentes.

Como o edital convoca tanto os titulares como os suplentes às vagas, o comparecimento na reunião, em si, não gera direito à matrícula, mas o candidato convocado para reunião que não comparecer estará desclassificado.

A lista de todos os candidatos convocados para matrícula pode ser acessada através do site www.vestibular.uems.br.


Documentos

Na reunião, os candidatos devem estar com toda a documentação necessária para efetivação da matrícula em mãos. Os seguintes documentos deverão ser apresentados com uma fotocópia (ou somente a fotocópia autenticada): certidão de registro civil de nascimento ou de casamento; cédula de identidade (no caso de candidato estrangeiro, deverá apresentar o documento de identidade para estrangeiro, válido à data da matrícula); título eleitoral e comprovante de quitação com a justiça eleitoral; cadastro de pessoa física, caso não conste na cédula de identidade; certidão de alistamento militar ou de quitação com o serviço militar, para maior de dezoito anos, se do sexo masculino; histórico escolar do Ensino Médio em qualquer modalidade ou diploma de ensino superior registrado pelo órgão competente; uma fotografia 3x4 recente. A falta de qualquer documento implicará a não efetivação da matrícula e a perda do direito à vaga.

O candidato que fez a opção pelas cotas para negros deverá preencher e assinar uma autodeclaração de que assume sua opção pela cota por se reconhecer como negro, de acordo com os traços fenotípicos que o caracterizam. Posteriormente, estes candidatos terão suas matrículas analisadas por uma banca que será instituída por representantes do movimento negro do Estado de Mato Grosso do Sul e servidores da UEMS.

Fonte: UEMS

SIGA-NOS NO Google News