Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

UEMS aumenta valor de bolsas de iniciação científica

Notícias MS/ Luciana Bomfim - 09 de abril de 2012 - 08:55

Os alunos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) interessados em ter o primeiro contato com a pesquisa dentro da Universidade receberam uma boa notícia esta semana. A instituição aumentou o valor de suas bolsas de Iniciação Científica para R$ 360,00 equiparando, assim, o valor da bolsa paga pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). No edital, com inscrições abertas até 30 de abril, há 227 vagas disponíveis, sendo 50 oferecidas pelo CNPq e 177 com recursos próprios da UEMS.
Além disso, uma ação conjunta entre UEMS e Fundect, em parceria com o CNPq, garantirá ainda mais transparência ao processo de seleção dos novos bolsistas. De acordo com a pró-reitora de pesquisa da UEMS, Carla Centeno, a ação visa estabelecer maior agilidade à seleção, garantindo mais autonomia e sigilo ao consultor que avalia os projetos concorrentes, proporcionado mais transparência ao processo.
Na nova dinâmica de avaliação dos projetos candidatos às bolsas, os mesmos serão encaminhados pela Fundect aos consultores Ad Hoc, sem vínculo empregatício com a UEMS, que, em primeira instância, avaliarão o mérito e relevância da proposta. A proposição do Comitê Assessor da Fundect encaminhará as propostas, para apreciação final e classificação, aos membros do Comitê Cientifico da UEMS que emitirão a decisão final.
Para o reitor da UEMS, Fábio Edir, o edital conjunto com a Fundect é uma ação inédita no Estado que dá mais agilidade à seleção dos bolsistas e confirma a seriedade com que a Universidade trata seu programa de Iniciação Científica. “Ampliando os recursos destinados ao programa de Iniciação Científica nós valorizamos nossos estudantes e estimulamos um início adequado ao campo das pesquisas acadêmicas. Mais do que um benefício para os universitários em sua passagem pela instituição, a iniciação científica contribui diretamente para o desenvolvimento do próprio Estado e país, afinal, em um futuro breve, essas pesquisas que agora são iniciadas serão continuadas, contribuindo para o avanço da ciência e qualidade de vida da população”, disse Fábio Edir.
Os editais com todas as informações estão disponíveis na página da UEMS, no link Editais e no portal da http://fundect.ledes.net/.
Fonte:UEMS

SIGA-NOS NO Google News