Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Uems assina convênio com o MEC para atender indígenas

APn - 07 de novembro de 2003 - 16:19

O Reitor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul(Uems), Luiz Antônio Alvares Gonçalves, participou no início da semana em Brasília de uma reunião do Programa Diversidade na Universidade do Ministério da Educação (MEC).

Durante a Reunião o Reitor Uems, assinou um convênio em parceria o Ministério, Unesco e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que visa oferecer curso preparatório para estudantes indígenas, para que estes tenham acesso à Universidade, pelo Programa Diversidade na Universidade.

O Programa é uma iniciativa do Ministério da Educação e tem por objetivo apoiar a promoção da equidade social e a valorização da diversidade na educação média e superior, por meio de políticas de acesso e permanência das populações afrodescendentes, indígenas e de outros grupos socialmente desfavorecidos. O Programa é financiado por recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento ( BID) e do Tesouro nacional.

Pelo convênio, a Uems, através da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários, oferecerá cursos preparatório para o acesso de estudantes indígenas à Universidade. Serão atendidos 200 índios das diversas etnias das aldeias dos Município de Aquidauana, Amambai e Dourados.

Para manutenção dos alunos serão oferecidas Bolsas, cujo valores serão destinados à alimentação e transporte e outras despesas dos alunos.

Segundo os coordenadores do Programa, "garantir que esses grupos concluam o ensino médio e cheguem à universidade é mais do que garantir vitórias pessoais, é afirmar a educação como um direito de todo cidadão brasileiro".

Uems

SIGA-NOS NO Google News