Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

UEMS aprova critérios de cotas para negros e índios

Tereza da Penha/APn - 24 de setembro de 2003 - 14:31

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), a Coordenadoria de Políticas de Combate ao Racismo, entidades do movimento negro e lideranças indígenas, definiram os critérios de reserva de cotas para negros e índios para o próximo vestibular.

A resolução que altera as normas para a realização da seleção de candidatos ao vestibular da UEMS foi assinada em junho de 2003. A primeira minuta da resolução sobre a reserva de cotas para negros e índios na universidade, propondo modificar as normas aprovadas pelos conselhos superiores da instituição, obteve 28 votos favoráveis e apenas um contra.

A reunião contou com a participação da reitora da UEMS, Leocádia Petry Lemes, e demais técnicos da UEMS, da coordenadora de Políticas de Combate ao Racismo do governo do Estado, Ana Sena, do presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos do Negro, Naércio Ferreira, vários representantes do Fórum de Entidades do Movimento Negro do Mato Grosso do Sul e diversas lideranças indígenas.

De acordo com a resolução aprovada, ficou definido que os candidatos que optarem por se inscrever pelo sistema de cotas terão suas inscrições avaliadas por comissão, composta por representantes da UEMS e militantes do movimento negro, indicados pelo Conselho Estadual de Defesa dos Direitos dos Negros(Cedine) e pelo Fórum de Entidades do Movimento Negro, que se utilizarão do critério da observância, através de fotos, para analisar o candidato. Aqueles que não se enquadrarem nos critérios do fenótipo terão suas inscrições indeferidas e estas serão automaticamente remanejadas para a cota geral dos 70%, tendo assim o seu direito de concorrer ao vestibular, absolutamente garantido.

Segundo a UEMS, o período de solicitação de inscrição para pessoas carentes será nos dias 25 a 29 de agosto de 2003. O período de inscrições para o vestibular vai de 15 de setembro a 17 de outubro de 2003. O valor da taxa de inscrição é de R$ 60,00.

Os candidatos podem se inscrever nas Casas Lotéricas ou pela internet, na página da universidade. O vestibular será realizado de 7 a 8 de dezembro. Os candidatos poderão obter mais informações através da resolução das normas que deverá ser publicada até quarta-feira, desta semana, no Diário Oficial do Estado.

SIGA-NOS NO Google News