Cassilândia, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

10/11/2010 10:04

UEMS aguarda decisão oficial do MEC sobre o Enem

UEMS

A pró-reitora de ensino da UEMS, Profª. Márcia Regina Martins Alvarenga, responsável pelo processo seletivo de ingresso aos cursos de graduação na Universidade em 2011, tem acompanhado atentamente todos os depoimentos do Ministro Fernando Haddad sobre os incidentes que ocorreram com a prova do ENEM e afirma que não há motivo para preocupação. O posicionamento da UEMS tem sido o de aguardar os pronunciamentos e as decisões oficiais, na expectativa de que o MEC consiga reverter a liminar judicial.




De acordo com Márcia, a matéria publicada hoje sobre o apoio de reitores ao Enem, reflete o mesmo posicionamento que o Conselho Universitário da UEMS tomou, quando decidiu que este exame é a forma mais adequada de seleção e de inclusão.




Abaixo segue a matéria na Integra:




Reitores declaram apoio e veem no exame a forma mais adequada de seleção




Reitores de universidades federais declararam apoio ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como forma de ingresso nas instituições públicas de educação superior. Para eles, a situação ocorrida nas provas do fim de semana como troca de cabeçalho no cartão-resposta e falhas gráficas na prova amarela, não afetam a credibilidade do exame.




O presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Edward Madureira Brasil, reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG), afirma que as universidades passam a usar o Enem como processo seletivo na medida em que o exame transmite confiança e apresenta progressos. Do primeiro para o segundo ano do novo Enem, o número de instituições que o adotam como forma de ingresso cresceu significativamente, disse. Isso mostra que [o Enem] é um instrumento positivo. É uma forma de acesso mais justa aos estudantes.




Na opinião do reitor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Targino de Araújo Filho, as soluções apontadas pelo Ministério da Educação para resolver as ocorrências das provas do último fim de semana são viáveis e impedirão que alguém saia prejudicado. O novo Enem ainda está em processo de consolidação, mas não há como negar que houve avanço significativo do ano passado para cá, afirmou. O Brasil só tem ganhado com esse tipo de prova, que é um mecanismo de inclusão nas universidades.




Reitores que acompanham a cerimônia de instalação de polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) em Maputo, Moçambique, também se pronunciaram sobre a importância do Enem. A reitora da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), Malvina Tuttman, destaca o Enem como instrumento importante de acesso à universidade. A UniRio foi uma das primeiras a usar o Enem como fase única no processo seletivo, lembrou. Continuaremos defendendo a forma democrática de acesso à universidade.




O reitor da Universidade Federal da Integração Luso-Afro-Brasileira (Unilab), Paulo Speller, salientou que a instituição, a mais nova das universidades federais, já nasce adotando o Enem como forma de ingresso. Não há dúvida de que é o melhor caminho para o processo seletivo dos estudantes. O vestibular tradicional, hoje, está obsoleto e não cabe voltar atrás.




Na Universidade Federal de Viçosa (UFV), o reitor Carlos Sediyama faz coro: A filosofia do Enem já está aprovada pela população brasileira e pela comunidade acadêmica.




O novo Enem já nasceu bem-sucedido, disse Henrique Duque Filho, reitor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O dirigente lembrou que os reitores não foram obrigados a aderir ao exame como forma de ingresso. Todos os que aderiram levaram aos seus conselhos universitários o debate sobre a adoção ou não do Enem, destacou.




Fonte: Assessoria de Comunicação - MEC



Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)