Cassilândia, Sexta-feira, 23 de Agosto de 2019

Últimas Notícias

06/09/2018 15:30

TV japonesa compara Sobá de MS a original e faz zoeira com jeito de usar hashi

A emissora enviou uma equipe à Feirona e percebeu as adaptações feitas pelos imigrantes

Campo Grande News
obá sul-mato-grossense é notícia na TV japonesa e matéria viraliza nas redes sociais. (Foto: Reprodução Facebook)obá sul-mato-grossense é notícia na TV japonesa e matéria viraliza nas redes sociais. (Foto: Reprodução Facebook)

No Japão, o prato mais parecido com o Sobá sul-mato-grossense é feito com peixe espada e não tem tanto sal. São peculiaridades descobertas por uma emissora japonesa que decidiu produzir reportagem sobre o preparo e os ingredientes utilizados aqui. O canal de TV RBC (Ryukyu Broadcasting Corporation) investiu na história para revelar aos japoneses como a tradição gastronômica deles chegou longe.

Exibida em Okinawa, é impossível entender a matéria porque está em japonês, mas causou alvoroço nas redes sociais,. Por isso, resolvemos traduzir, com a ajuda do estudante de Engenharia Civil, Yudi Hattori.

A matéria também retrata um pouco do cotidiano de Campo Grande, destacando a variedade de animais e da flora que fazem parte da nossa rotina com imagens do Parque das Nações e das capivaras. O VT também mostra Mato Grosso do Sul como estado reconhecido pela pecuária e agricultura, apontando o plantio de cana de açúcar e o milho como fortes da economia local.

"Em Okinawa é comum tomar a sopa de peixe, mas no Brasil, o molho de soja é o fator decisivo da sopa", compara a repórter no vídeo. Outro diferencial na receita sul-mato-grossense é o uso de ingredientes disponíveis aqui, como a carne de porco e a carne bovina.

O uso de Shoyu na receita é uma das curiosidades que chamou a atenção dos apresentadores japoneses. (Foto: Reprodução Facebook)O uso de Shoyu na receita é uma das curiosidades que chamou a atenção dos apresentadores japoneses. (Foto: Reprodução Facebook)

Originalmente o sobá feito na ilha leva macarrão de udon, caldo de galinha, algas secas (kombu), flocos de peixe seco (katsuoboshi), hondashi (tempero a base de peixe), açúcar e sal a gosto.

Os japoneses fervem as algas e os flocos de peixe seco, em seguida temperam usando o hondashi, aji-no-moto e sal. Depois o macarrão é cozido e servido em uma travessa com o molho, por fim os acompanhamentos são adicionados e podem ser: Costelinha de porco cozida com shoyu, gengibre e açúcar, gengibre ralado e em conserva (beni-shoga), cebolinha picada, ovo frito em tiras, massa de peixe (kamaboko) em fatias, ferva o caldo de galinha com as algas e os flocos de peixe seco.

O festival do sobá que aconteceu no mês de agosto foi referência para explicar aos japoneses a importância e a paixão dos brasileiros pela culinária oriental. "Olhando esse vídeo aí do Brasil, deu vontade de experimentar", comenta a apresentadora do jornal em estúdio.

Ela fecha a reportagem brincando com o jeito "engraçado" como os brasileiros manuseiam o hashi. Há uma simbologia sobre o uso e pegar os "pauzinhos" na vertical é como dar uma oferenda aos mortos. O correto, no Japão, é segurar o hashi em posição mais horizontal, pegando a comida "de lado", não de cima.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 23 de Agosto de 2019
Quinta, 22 de Agosto de 2019
10:00
Receita do Dia
09:00
Santo do Dia
Quarta, 21 de Agosto de 2019
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)