Cassilândia, Sábado, 10 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

13/10/2006 07:30

TV digital permitirá assistir vídeos no telefone celular

Alana Gandra/ABr

A chegada da televisão digital tornará possível assistir no telefone celular a programação da televisão aberta - e talvez muito mais conteúdo. O professor Eduardo Antonio Barros de Castro, do Programa de Engenharia Elétrica da Coordenação de Programas de Pós-Graduação de Engenharia (Coppe), da Universidade Federal do Rio de Janeiro, disse que a transmissão de dados em formato digital permitirá comprimir vídeos e transmití-los por ondas.

O modelo adotado pelo governo brasileiro para essa transmissão por ondas - a modulação - é o japonês. Para a parte que transforma o sinal de televisão em bites - a digitalização - foi escolhido o padrão H264, internacional. Em termos tecnológicos, Eduardo Silva disse que não faria muita diferença quanto à qualidade de imagem escolher entre o padrão japonês ou o padrão europeu para a modulação da TV Digital.

A grande diferença, segundo indicou, está na transmissão do vídeo para celular. No padrão europeu, o vídeo para celulares exigiria a criação de outro canal ou banda de freqüência, onde poderiam ser transmitidas centenas de canais de televisão para celulares. Já no padrão japonês, segundo ele, haverá apenas um canal para cada emissora de televisão atual, em paralelo à transmissão normal de tv fixa, repetindo, de modo geral, a programação da emissora.

O professor disse que a vantagem do modelo japonês é que essa transmissão será feita de graça para os celulares. No padrão europeu, há maior flexibilidade na exploração desse serviço porque vários provedores podem participar da operação, além das emissoras que têm os canais de televisão aberta. A desvantagem é que o serviço tenderia a ser pago.

“Interessava às emissoras o padrão japonês”, afirmou Eduardo Silva. Já as empresas de telecomunicações, a indústria e diversas organizações da sociedade civil preferiam o padrão europeu. A razão das teles e da indústria era a facilidade de exploração dos serviços de transmissão e de exportação, uma vez que o modelo é usado por um maior número de países do mundo, informou. As organizações sociais preferiam um modelo que proporcionasse a chance de ter centenas de canais de televisão via celular, em vez, apenas, dos canais atuais.

O novo sistema começará a ser implantado no dia 3 de dezembro de 2007, começando por São Paulo e se estendendo às principais capitais brasileiras.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 10 de Dezembro de 2016
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)