Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Turistas e amadores devem tirar licença para pesca

Sandra Luz/Campo Grande News - 04 de setembro de 2007 - 19:23

Pescadores amadores e turistas que foram pescar nos rios de Mato Grosso do Sul durante o feriado prolongado de 7 de setembro devem tirar a licença de pesca. A autorização é exigida para pesca em barcos e em barrancos de rios. Os pescadores podem adquirir a licença junto às agendas do Banco do Brasil, ou pelo site da Superintendência de Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

Conforme a superintendência, é proibida a utilização de rede, tarrafa, espinhel, cercado, covo, pari, fisga, gancho; garatéia pelo processo de lambada e substâncias explosivas ou tóxicas; equipamento sonoro, elétrico ou luminoso; nem anzol de galho.

A pesca é proibida em distâncias de 200 metros acima ou abaixo de barragens, cachoeiras, corredeira e embocaduras de baías. No Estado, está proibida a pesca nos rios Salobra e Córrego Azul em Miranda; Formoso e Prata em Bonito; Negro na confluência com o córrego Lageado, próximo à cidade de Rio Negro; no limite oeste da fazenda Fazendinha em Aquidauana. Além da extensão dos Rios Perdido, Abobral e Vermelho.

Os pescadores devem obedecer a cota de pescado permitida no Estado, conforme a seguir: piraputanga 30 centímetros; curimbatá e piavuçu 38 cm; pacu 45 cm; dourado 65 cm; barbado 65 cm; pintado 85 cm, cachara 80 cm; jaú 95 cm. A cota permitida por pescador licenciado é de 10 quilos, mais um exemplar de qualquer espécie e cinco exemplares de piranha.

Após a pescaria, o turista deve passar em um posto ou barreira da Polícia Militar Ambiental para preenchimento da guia de controle de pescado, que comprova a origem e permite o transporte do pescado em Mato Grosso do Sul e em outros estados.

SIGA-NOS NO Google News