Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Turistas brasileiros ficam detidos em bloqueio de rodovia na Bolívia

Agência Brasil - 21 de abril de 2010 - 16:05

Brasília – Pelo menos quatro turistas brasileiros foram detidos na última ontem (20) durante um bloqueio na estrada que dá acesso ao Salar de Uyuni, também conhecido como Deserto do Sal, no sul da Bolívia.

De acordo com a BBC Brasil, a família de um dos turistas, o curitibano Herotides Ruiz Arruda, de 56 anos, recebeu a notícia por meio de uma mensagem de celular, por volta das 18h desta terça-feira. Ele viaja acompanhado do filho Diogo, de 24 anos, e de dois amigos da família, Marcos e Bruno, de 25 e 23 anos.

Na mensagem enviada à filha, residente nos Estados Unidos, Arruda contou que foi detido por manifestantes “pacíficos” e que “estava bem”. Desde então, a família não recebeu nenhum outro contato.

Na mensagem, Arruda disse ainda o grupo retido pelos manifestantes tem cerca de 90 turistas, entre americanos, israelenses e franceses, e sugeriu à filha que avisasse à imprensa.

O Ministério das Relações Exteriores confirma a informação e diz que a Embaixada do Brasil em La Paz foi acionada para buscar detalhes. Segundo o Itamaraty, o episódio não está sendo tratado como sequestro.

“A informação que temos é de que os manifestantes são pacíficos, mas sem notícias ficamos aflitos, com medo”, disse à BBC Brasil Regina Ruiz, ex-mulher de Arruda.

De acordo com o jornal El Potosí, da Bolívia, a rodovia estaria fechada desde a semana passada, como protesto contra a ação “predatória” de uma mineradora.

Edição: Nádia Franco

SIGA-NOS NO Google News