Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Turismo: MS deve executar projeto piloto do Prodetur Sul

06 de fevereiro de 2007 - 14:20

A convite do Ministério do Turismo, a secretária de Produção (Seprotur), Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, em nome do governo estadual, discutiu ontem (5), em Brasília, a elaboração de um projeto piloto para o fortalecimento do turismo na Serra da Bodoquena. Trata-se do Programa de Desenvolvimento do Turismo no Sul do Brasil (Prodetur Sul), financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e nas esferas estadual e federal, com recursos na ordem de R$ 133 milhões a ser aplicado nas regiões de Bonito, Bodoquena e Jardim.

Segundo a diretora do Departamento de Programas Regionais de Desenvolvimento do Turismo, Suzana Dieckmann, entre os estados integrantes do Programa (Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul), no momento, o que mais tem condições de viabilizar o empréstimo é Mato Grosso do Sul.

De acordo com o coordenador do Prodetur Sul/MS, Domingos Sávio de Souza Mariúba, que também participou da reunião, a discussão serviu exatamente para analisar o interesse do Estado em assumir uma operação de crédito para viabilizar parte dos recursos necessários na implantação do projeto. “Por se tratar de um programa que tem como meta o desenvolvimento sustentável da atividade turística, somado a geração de emprego e renda, e ainda a inclusão social pelo trabalho, o ressultado da execussão desse programa é de interesse do governo estadual, pois trará grandes benefícios para economia sul-mato-grossense”, ressalta Domingos Sávio.

Como investimento antecipado de R$ 3,1 milhões no programa, o Ministério do Turismo celebrou um convênio ano passado com a Sanesul para a excussão do sistema de esgoto de Bodoquena. A viabilização do saneamento na cidade além de ser uma ação de saúde pública é indispensável para o desenvolvimento do turismo, uma vez que a maior parte da atividade se faz através do uso dos mananciais daquela região.

A partir de agora o governo estadual deve encaminhar ao Ministério um documento confirmando o interesse do Estado em permanecer no programa, bem como de dar continuidade as ações previstas pelo mesmo.

SIGA-NOS NO Google News