Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Tumulto deixa pelo menos 244 muçulmanos mortos em Meca

Agência Brasil - 01 de fevereiro de 2004 - 14:54

Um tumulto na manhã de hoje durante a celebração do Hajj, evento anual de peregrinação à cidade sagrada de Meca, resultou na morte de 244 muçulmanos, pisoteados.

O porta-voz do Ministério da Saúde saudita confirmou que há mortos e feridos, mas não soube precisar quantos. O incidente ocorreu por volta de nove horas da manhã e os feridos foram levados para um hospital em Mina.

Os peregrinos, que participavam do ritual anual do Hajj, viajaram de Meca para Mina para jogar pequenas pedras em três colunas que simbolizam o diabo. A grande aglomeração de pessoas causou um forte tumulto e muitos começaram a cair no chão e a ser pisoteados pela multidão.

Aproximadamente dois milhões de muçulmanos participam do Hajj neste ano. No ano passado, pelo menos 36 peregrinos morreram pisoteados, a maioria a caminho do ritual de “apedrejamento do diabo”. Em 2001, o mesmo ritual matou 35 pessoas.

Muçulmanos de diversas partes do mundo fazem anualmente a peregrinação do Hajj até a Arábia Saudita, onde realizam rituais de adoração nos lugares sagrados para o islamismo. A jornada de cinco dias – que cada muçulmano deve realizar pelo menos uma vez na vida – começou no dia 31 de janeiro.

A reunião de milhões de muçulmanos é quase sempre palco de pisoteamentos mortais e outros tipos de violência. O ritual de Hajj que mais matou peregrinos ocorreu em 1990, quando 1.426 pessoas morreram.

SIGA-NOS NO Google News