Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Tumor raro produz um dente em cérebro de criança britânica; veja foto

Correio do Estado/ Portal Terra - 05 de março de 2014 - 07:37

Tumor raro produz um dente em cérebro de criança britânica; veja foto

Um menino de 4 anos da cidade de Maryland, na Inglaterra, pode ter sido a primeira criança a ter um dente retirado de dentro do cérebro, produzido por um tumor de tipo bastante raro, segundo informações do site Live Science.

Os médicos suspeitaram de que havia algo errado com a criança pelo desenvolvimento rápido do crânio, que cresceu de forma anormal para a idade do menino. Uma tomografia revelou que havia um tumor cerebral com estrutura bastante parecida com a de um dente encontrado no maxilar inferior de um ser humano.

Depois de uma análise do tecido tumoral, os médicos descobriram que a criança tinha um craniofaringioma, um tipo de tumor cerebral raro que pode se desenvolver e chegar a ser maior do que uma bola de golfe.

Pesquisadores acreditam que tais tumores são formados pelas mesmas células responsáveis pela formação dos dentes, mas até hoje os médicos não tinham visto um dente completo real formado, disse o neurocirurgião da Universidade de Maryland, Dr. Narlin Beaty, quem realizou a cirurgia na criança.

Craniofaringiomas geralmente contêm depósitos de cálcio, "mas, um dente completo é algo um pouco diferente", disse.

Outros casos parecidos ao do menino foram desenvolvidos por tumores conhecidos como teratomas, que contêm todos os três tipos de tecidos encontrados em um embrião humano em estágio inicial, disse.

O menino passa bem e teve o tumor removido em cirurgia.

SIGA-NOS NO Google News