Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Tuma: contratos de empréstimo consignados em análise

Agência Senado - 25 de junho de 2009 - 17:39

O corregedor do Senado, Romeu Tuma (PTB-SP), informou à imprensa, nesta quinta-feira (25), que todos os contratos de concessão de empréstimo consignado da Casa já estão sendo analisados pelo Banco Central, pela polícia e pelo Ministério Público, incluindo os intermediados pela empresa do neto do presidente do Senado, José Sarney. A imprensa denunciou a existência de uma companhia para intermediar esses empréstimos, que tem entre os sócios José Adriano Sarney, filho do deputado Zequinha Sarney.

Essa averiguação já estaria sendo feita por causa de supostas irregularidades nas concessões feitas por meio da empresa que o ex-diretor de Recursos Humanos, João Carlos Zoghbi, teria aberto em nome de uma senhora de 80 anos. Por este motivo, para Tuma, a empresa de José Adriano também já estaria no escopo da investigação.

- Quem for polícia sabe que tem que pegar todos os envolvidos. Por que o delegado pediu cópia de todos os contratos que foram efetivados? Para jogar fora? Ele quer saber tudo que ocorreu. Por que pedimos membros do Banco Central para fazer cruzamentos? Porque tem que buscar todas as ocorrências com respeito aos empréstimos consignados, inclusive corretagem - afirmou.

Tuma ressaltou ainda que a Corregedoria está acompanhando todas as investigações, mas aguardará os resultados concretos para só então agir, isso se houver algum parlamentar que tenha agido "com falta de ética", já que a Corregedoria "tem limitações e só pode apurar contra senador".

- A Corregedoria só pode entrar quando confirmar que um senador cometeu um ato criminoso - lembrou.

Tuma disse ainda que conversará com o 3º secretário, senador Mão Santa (PMDB-PI), a respeito de outra denúncia publicada pela imprensa: a permissão para que uma funcionária comissionada contratada pelo senador Sarney, viúva de um ex-motorista do parlamentar, segundo a imprensa, ocupe a moradia destinada ao zelador em um dos prédios funcionais do Legislativo. Mão Santa é o responsável pela administração dos apartamentos funcionais e repassará "todas as informações a respeito do assunto", segundo Tuma.

Anteriormente Mão Santa se manifestou a respeito do assunto em Plenário e disse que tomará "todos os procedimentos jurídicos" necessários, e não adotará "dois pesos e medidas", apesar de ressaltar a condição humilde da servidora. Ele também revelou que três senadores já devolveram os apartamentos que ocupavam.

Elina Rodrigues Pozzebom / Agência Senado

SIGA-NOS NO Google News