Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Tudo sobre escorpião e como combate-lo

Seus principais predadores são pássaros, lagartixas, galinhas d”angola, galinhas e alguns mamíferos insetívoros

Tudo sobre escorpião - 15 de janeiro de 2016 - 07:07

Do site tudo sobre escorpião
Do site tudo sobre escorpião

No mundo existem algo aproximado de 1.400 espécies de escorpiões, até o momento catalogadas pelos aracnologistas, sendo que no Brasil existem cerca de 75 espécies espalhadas pelo País, este insetos podem ser encontrados tanto em cidades como em fazendas.

Os escorpiões tem o habito noturno, pois durante a noite mais fresca e umida sai para caça sendo um predador carnívoro, alimenta-se de insetos como baratas, grilos , mariposas e outros, e durante o dia esconde-se debaixo de tijolos, telhas, pedras, rachaduras em paredes, também por ser mais fresco eles procuram abrigo em casa e por esse motivo que acontecem os acidentes com pessoas, os escorpiões podem viver vários meses sem água e alimento em seus esconderijos
Seu aparecimento é causado pela presença de outros insetos, como a barata , são sensíveis a qualquer tipo de inseticida, desde que este inseticida a base de querosene seja pulverizado diretamente no escorpião, e é por esse motivo que torna-se a eliminação do inseto difícil, pois eles sempre estão escondidos, e o fato de o escorpião respirar o veneno a longa distância não o mata, nem ele se alimentando de insetos mortos pelos inseticidas.
Portanto para a eliminação dos escorpiões passa pela conscientização, limpar caixas de gorduras onde há presença de baratas e outros insetos, não deixar entulhos no quintal, eliminar telhas, tijolos velhos e tudo que possa servir de abrigo para o escorpião.
Seus principais predadores são pássaros, lagartixas, galinhas d”angola, galinhas e alguns mamíferos insetívoros
A espécie do gênero tityus é a mais numerosa no país e a que tem o maior o índice de acidentes no Brasil, o estado de Minas Gerais, é onde se encontra a maior população deTityus Serrulatus ( escorpião amarelo) e onde temos a maior incidência de acidentes no país.

Escorpiões; fique atento!!!

Nome científico:Tityus serrulatus. Nome comum: escorpião amarelo. Mede cerca de até 7cm de comprimento.Apresenta o tronco escuro, patas, pedipalpos e cauda amarela sendo esta serrilhada no lado dorsal. Considerado o mais venenoso da América do Sul, é o escorpião causador de acidentes graves.

Os escorpiões possuem uma quantidade muito pequena de veneno na glândula, mas de grande atividade tóxica. A maior parte dos acidentes em adultos é benigna, mas em crianças e idosos é quase sempre fatal, se não forem tomadas as devidas providências em curto espaço de tempo.
O veneno é rapidamente absorvido pela pele e músculos, deslocando-se para o sangue, rins, pulmão e sistema nervoso. A maior ação ocorre no sistema nervoso, com efeitos locais e sistêmicos. O envenenamento por estes animais causa dor local intensa, que se irradia por todo o corpo, podendo ainda ocorrer inchaço e vermelhidão leves no local da picada.
A dor causada se torna tão intensa que o paciente entra em choque neurogênico, o que pode levá-lo à morte. Outros efeitos visíveis, além da dor, são: aumento de todas as secreções; perturbações respiratórias; paralisia respiratória; choque devido ao aumento da pressão sanguínea; alterações cardíacas; vômitos; cólicas intestinais; diarréia; aumento da urina com emissão involuntária desta; tremores musculares; convulsões; paralisias musculares e outros.


Como prevenir acidentes com escorpiões:

Locais com acúmulo de entulho e lixo são, geralmente, relacionados à presença de insetos e pragas dos mais diversos tipos. Além de vetores de doenças, como as baratas, existem insetos que causam problemas imediatos, podendo levar a pessoa à morte. É o caso dos escorpiões.
Dicas da Fundação Oswaldo Cruz

Nome científico: Tityus bahiensis.Apresenta uma coloração marrom-escuro, às vezes marrom-avermelhado, pernas amareladascom manchas escuras. Fêmures e tíbias dos pedipalpos com mancha escura. A mão do macho é bem dilatada.Esta espécie é o causador dos acidentes mais freqüentes em São Paulo

De acordo com informações da Fundação Oswaldo Cruz Fiocruz/RJ), nas cidades, os escorpiões surgem em edifícios comerciais e residenciais, armazéns, lojas, madeireiras, depósitos e outros, por meio, principalmente, de instalações elétricas e esgotos. Segundo a Fiocruz, apesar de sensíveis aos inseticidas aplicados diretamente sobre eles, os escorpiões não são facilmente eliminados por meio das desinsetizações habituais, por conta de algumas características de seu comportamento. Com a capacidade de permanecer longos períodos sem se alimentar, podem ficar escondidos de dois a três meses sem se movimentar, o que dificulta sua exposição aos locais onde as aplicações são, geralmente, realizadas. - Manter jardins e quintais limpos. Evitar o acúmulo de entulhos, folhas secas, lixo doméstico, material de construção nas proximidades;
- Evitar folhagens densas (plantas ornamentais, trepadeiras, arbusto, bananeiras e as) junto a paredes e muros dasconstruções. Manter a grama aparada;- Limpar periodicamente os terrenos baldios vizinhos, numa faixa mínima de um a dois metros das casas; - Sacudir roupas e sapatos antes de usá-los, pois escorpiões podem se esconder neles e picam ao serem comprimidos contra o corpo;- Não por as mãos em buracos sob pedras e em troncos podres. É comum a presença de escorpiões sob dormentes da linha férrea;- Usar calçados e luvas de raspas de couro; - Vedar soleiras das portas e janelas ao escurecer, pois muitos destes animais apresentam hábitos noturnos; - Usar telas em ralos de chão, pias e tanques; - Combater a proliferação de insetos, alimento principal dos escorpiões; - Vedar frestas e buracos em paredes, assoalhos e vão entre o forro e paredes, onsertar rodapés despregados, colocar saquinhos de areia nas portas e telas nas janelas; - Afastar as camas e berços das paredes, evitar que roupas de cama e mosquiteiros encostem-se ao chão. Não pendurar roupas nas paredes; - Examinar camisas, blusas e calças antes de vestir. Inspecionar sapatos e tênis antes de usá-los; - Acondicionar lixo domiciliar em recipientes que possam ser mantidos fechados para evitar baratas, moscas ou outros insetos de que se alimentam os escorpiões; - Preservar os inimigos naturais: aves de hábitos noturnos - coruja, joão-bobo, lagartos, sapos, galinhas, gansos, macacos, quatis, etc. (na zona rural).

Enérgico, Rápido, Passional, Magnético, Dramático, Físico, Organizado, Astuto, Poderoso, Curioso, Meticuloso, Interessante, Convincente, Atencioso, Cuidadoso, Indomável, Auto confiante, Persistente, Triunfante, Realista, Ousado, Profundo, Persuasivo, Sedutor, Espiritual, Responsável, Intuitivo, Emotivo.
Pontos Fracos
Pouco diplomático, Irritável, Possessivo, Ciumento, Queixoso, Estressado, Intolerante, Autoritário, Melancólico, Rígido, Depressivo, Exigente, Fechado, Reservado, Frustrado, Preocupado, Ressentido, Caótico, Sufocante, Manipulador, Sofredor, Materialista, Ofensivo, Perturbador, Impulsivo.


Temperamento
O nativo de escorpião possui um mundo inesgotável de idéias e recursos e um abundante magnetismo tonificante. Isso faz dele um curador natural o que o leva a se tornar um cirurgião bem sucedido. Tendo intensas simpatias e antipatias, tudo que faz é com muita força.
Dá a impressão de ser frio, calculista e antipático, modos esses que são mal interpretados. Tem interesse ativos pelas pessoas como indivíduos analisando suas ações procurando saber o que torna uma pessoas diferente da outra. Esse seu interesse pelos demais vem do fato de que ele mesmo tem uma personalidade complexa.
Suas emoções são profundas e fortes e fervem quando encontram uma via de escape . Exerce grande pressão sofre tudo que o cerca, expressando sua força tremenda. Como as pessoas fazem parte de sua realidade, tornam--se alvos fáceis quando o escorpiano está zangado. Então ele se torna astuto, desconfiado, invejoso e vingativo. Por ser o expediente sua melhor qualidade, assume posições de confiança e responsabilidade. Por sua capacidade de organizar idéias e planos, problemas difíceis nunca o desconcertam. Tarefas complicadas e desagradáveis são lhe confiadas sem que ele desmereça de confiança. Sua mente investigadora lhe permite engendrar possibilidades várias.
Seu lado pior, é ser insistente para com os outros se comportem da maneira que ele considera certa. Precisa aprender que o sucesso depende de sua disposição de ficar em segundo lugar, e que o fato de fazer perguntas não é indicação de inferioridade. Deve mover-se de acordo com a corrente mental do mundo e não se opor a ela.
Profissões
Detetives, investigadores, médicos, psiquiatras, ginecologistas, agentes funerários, agentes de seguros, biologistas, cobradores e açougueiros.
O beijo de Escorpião
Tenha gelo à mão, você pode precisar. Esse beijo molhado, intenso, exigente e escandaloso - que é só uma pequena parte do repertório de sedução dos escorpianos - já virou lenda. E você pode se surpreender com o estado em que vai ficar depois deste beijo devastador.
Tudo porque Escorpião, o mais intenso e persistente dos signos de Água, é um explorador nato. Ele estuda as pessoas.
Aproveite. O prazer do beijo escorpiano não é pra qualquer um. E, caso você sobreviva a este beijo sem se abalar, procure um terapeuta, você está com problemas.
Sensualidade de Escorpião
Se você se sente voluptuosamente atraído por um par de coxas generosamente expostas ou frestas na roupa que permitem antever detalhes libidinosos, está apenas exercendo seu autêntico papel de escorpiano.
Regido por Plutão, o nativo deste signo sabe que tem a magia da atração, uma força magnética irresistível e que, quando quer, usa, abusa e se lambuza.
Mas se ilude com facilidade, achando que vai pescar um peixão, quando acaba e caindo na rede, talvez valha a pena se enroscar; o escorpiano apaixonado exala sexo, tem fome e sede de um amor que só orgasmos múltiplos conseguem saciar, por algum tempo.


Mitos de Escorpião
Entre os doze trabalhos que Héracles (Hércules) deveria realizar, o oitavo deles era destruir um terrível monstro que vivia numa caverna dentro de um pântano (a Hidra de Lerna). Na verdade, a Hidra era a guardiã dos infernos. Bastava instilar seu hálito pútrido no local onde aflorava para que perecessem flora e fauna local quase que instantaneamente. Após transcender todos os perigos que o pântano oferecia, Héracles começou a lançar flechas de fogo para que o monstro saísse de sua toca.
Porém, o terrível animal era praticamente imbatível pois a cada cabeça arrancada duas novas surgiam cheias de um ímpeto mortal. Surgiu então um caranguejo gigante que mordeu os calcanhares de Héracles mas que foi destruído imediatamente tamanha a ira do herói. Auxiliado por Iolau, armado com ramos flamejantes da floresta que ardia nas proximidades, Héracles ceifava as cabeças da Hidra e Iolau queimava o pescoço impedindo, desta forma, que novas cabeças nascessem. Ao mesmo tempo, desencravou o grande monstro da obscuridade em que se encontrava em direção aos céus, elevou sua horrenda cabeça que começou a murchar lenta e inexoravelmente com o bater dos raios solares.
Héracles apoderou-se então do que restou do monstro e guardou como um grande tesouro, enterrando-o sob uma rocha.
Cada uma das passagens apresentadas tem muito das características das pessoas que têm a data de nascimento compreendida entre "23 de outubro" e "22 de novembro", ascendente em Escorpião e que tem Marte ou Plutão importantes no Mapa Natal.

SIGA-NOS NO Google News