Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Tudo pronto para a Copa do Mundo Paraolímpica

CPB - 05 de maio de 2005 - 09:40

A elite do esporte paraolímpico brasileiro está pronta para enfrentar a Copa do Mundo Paraolímpica, entre os próximos dias 12 e 15 de maio, em Manchester, na Inglaterra. Os nadadores Clodoaldo Silva, Adriano Galvão e José Afonso Medeiros, o Caco, e a velocista Ádria Santos fazem parte de um seleto grupo de 350 atletas, os melhores de 49 países em suas categorias no atletismo, natação, ciclismo (velódromo) e basquetebol em cadeira de rodas. A delegação brasileira embarca no dia 11, com previsão de chegada na Inglaterra na manhã do dia 12.

Clodoaldo, Adriano, Caco e Ádria foram selecionados a partir das suas performances na última edição dos Jogos Paraolímpicos, em Atenas, Grécia. Ádria, por exemplo, consolidou-se após Atenas como a maior brasileira em número de medalhas de todas as Paraolimpíadas, com quatro ouros e oito pratas. Já Clodoaldo conquistou sozinho seis ouros e uma prata nos Jogos Paraolímpicos de Atenas, tornando-se um dos atletas mais aclamados do país. Adriano e José Afonso também são destaques do esporte paraolímpico brasileiro – José Afonso trouxe o ouro nos Jogos de Atlanta, nos 50m borboleta, e Adriano o bronze nos 50m e nos 100m livres, na mesma competição. “As chances de medalhas para o Brasil são muito grandes. Mesmo assim, os desafios também não vão ser nada fáceis, já que os melhores do mundo estarão lá competindo”, afirma Edílson Alves, o chefe da Delegação Brasileira na Copa.

O potiguar Clodoaldo Silva é o único que não embarcará no dia 11, mas por um bom motivo. O nadador já está a caminho da Inglaterra para competir no DSE Open Championships, em Sheffield, Inglaterra, entre 6 e 8 de maio, com outros quatro talentos brasileiros da natação. Depois da Copa do Mundo Paraolímpica, Clodoaldo irá diretamente para Portugal, para a entrega do Prêmio Laureus, o Oscar do Mundial do Esporte, buscando o título de melhor atleta paraolímpico do ano.

Esta é a primeira vez que a Copa do Mundo é realizada, mas as perspectivas são de que se torne uma das mais importantes competições multi-esportivas do esporte internacional. Clodoaldo, Adriano e Caco competirão no dia 14, enquanto Ádria buscará novas conquistas no dia 15. Os outros dias serão dedicados aos treinamentos e adaptação às instalações e ao clima da região.



Delegação brasileira – Atletas: Adriano Galvão, Clodoaldo Silva e José Afonso Medeiros, na natação, e Ádria Santos, no atletismo. Staff: Edílson Alves (chefe da delegação), Andrew Parsons (secretário-geral), Roberto Vital (diretor-médico), José Faustino de Lima (enfermeiro), Carlos Paixão (técnico da natação) e Ciro Winckler (técnico do atletismo).



SIGA-NOS NO Google News