Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 19 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Tudo o que você precisa saber sobre como tirar o visto americano

Campo Grande News - 17 de agosto de 2019 - 09:30

Em todo o mundo são 153 países que não exigem visto para a entrada de brasileiros, mas se você alimenta o “sonho americano” nem que seja apenas para conhecer o país do Tio Sam, e não tem necessidade social ou espírito aventureiro para tentar a sorte na arriscada e perigosa travessia do Rio Grande, na fronteira do México com os Estados Unidos, saiba que o carimbo de autorização no seu passaporte é o item mais importante na organização da sua viagem.

A tarefa não é simples. Além da taxa de 160 dólares, a burocracia faz você percorrer várias etapas até o momento final da entrevista que determinará a condição de aprovado ou negado. Os cuidados já começam pelo preenchimento do famoso formulário DS-160, porque erros de informações fazem aumentar as chances de rejeição.

E não só isso. Pelas novas regras do Departamento de Estado americano para emissão de visto, em vigor desde maio deste ano, o pacote de documentos exigidos foi ampliado para endereços nas redes sociais, como o Twitter, Instagram e Facebook, por exemplo, endereços de e-mail e números de telefone que o postulante tenha utilizado nos últimos cinco anos.

Se a burocracia era grande, só aumentou, e algumas pessoas desistem da ideia de viajar para os Estados Unidos sem ao menos tentar tirar o visto. Por isso, o canal de turismo Lugares Por Onde Ando, do Campo Grande News, traz hoje um passo a passo elaborado pela agende de viagens, Marielle Vianna, com dicas importantes para você conseguir tirar o documento de permissão americano.

“É preciso prestar muita atenção a todas as orientações que receber sobre sua solicitação de visto no Consulado Americano. Muitas pessoas acabam tendo o visto americano negado por simplesmente ignorarem um e outro item achando que não são importantes”, disse Marielle Vianna, proprietária da agência Espaço Vip, em Campo Grande. Veja suas dicas abaixo, começando por um resumo em cinco passos:

Passo 1: Preencher o Formulário DS-160 selecionando a cidade onde deverá comparecer para a entrevista (Brasília, São Paulo ou Rio), localidades mais próximas para quem vive nesta parte do Brasil. No final, imprimir a página de confirmação do formulário.

Passo 2: Realizar o agendamento. Para isso, acesse o site de Informações do Visto. Pague a taxa do visto e informe onde quer receber o passaporte. Agende as visitas no CASV (Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto) e no Consulado.

Passo 3: Comparecer no dia agendado ao CASV para tirar foto e coletar as digitais.

Passo 4: Comparecer no dia agendado para a entrevista na Embaixada ou Consulado Americano.

Passo 5: Receber o passaporte com o visto americano colado em uma das folhas e seguir no seu planejamento da tão sonhada viagem aos Estados Unidos.

Outras dicas fundamentais:

1 - É importante haver alguns bens no imposto de renda da pessoa que irá financiar a viagem. Carros, imóveis e aplicações financeiras comprovam que a pessoa tem vínculos no Brasil e, em tese não pretende viajar aos Estados Unidos com a intenção de ficar no país;

2 - Ter a carteira de trabalho com os registros em dia, também ajuda. Fique atento se você for autônomo, profissional liberal ou empresário, pois é importante mostrar a documentação que comprova algum emprego;

3 - Levar o passaporte antigo, pois nele estão os registros de viagens anteriores que comprovam que você é realmente um turista;

4 - Não leve celulares ou qualquer eletrônico. É proibido entrar com eles no Consulado (mesmo desligados) e um guarda volumes ali por perto custa cerca de R$ 5,00;

5 - Também deixe mochilas e bolsas em casa, pois demoram mais para serem revistadas;

6 - Faça uma verificação atenta dos documentos alguns dias antes do agendamento, porque se algo estiver errado ainda conseguirá resolver.

7 - Recomendações para o dia da entrevista no Consulado ou Embaixada dos Estados Unidos:

+ Seja educado com todos;
+ Ouça mais e fale menos;
+ Evite fazer piadas;
+ Seja paciente e preste atenção às orientações.

Esperança - Em junho deste ano a US Travel Association, organização americana que representa todos os componentes da indústria de viagens, revelou que o Brasil está na lista para ser incluído no Programa Visa Wainer, e por conta disso os brasileiros podem ganhar isenção de visto americano para permanência de até 90 dias nos Estados Unidos.

O Visa Wainer é um programa de isenção de vistos que permite aos cidadãos de determinados países a viajar para os Estados Unidos a turismo ou negócios sem visto, desde que a permanência seja igual ou inferior a 90 dias, com autorização solicitada pela internet e pagamento de taxa de 14 dólares. O governo americano ainda não confirmou a informação nem há previsão de quando a novidade entrará em vigor.

SIGA-NOS NO Google News