Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Mundo Fitness: tudo o que você precisa saber sobre cápsulas de sal

Mundo Fitness

Ativo.com/ Pedro Lopes - 13 de junho de 2023 - 11:00

Mundo Fitness: tudo o que você precisa saber sobre cápsulas de sal

Nem só de água vive um corredor, principalmente quando se faz rodagens longas. A perda de eletrólitos (fontes de energia que ajudam a hidratação) no exercício pode levar à diminuição das concentrações sanguíneas de sódio e ocasionar a hiponatremia, provocando vômitos, náuseas e tonturas.

A resposta para evitar problemas desse tipo durante um treino ou prova cabe dentro do bolso e não pesa quase nada: as cápsulas de sal.

A pedido do Ativo, Roberta Lima, nutricionista da Maratona do Rio, esclareceu algumas dúvidas sobre as cápsulas de sal. Confira:

Do que são feitas cápsulas de sal?
“São suplementos compostos geralmente por sódio, potássio, magnésio, cloro e fósforo. Têm utilização recomendada em provas de longa distância ou treinos intensos, nos quais é necessário repor eletrólitos de forma eficiente.”

Podem ser substituídas pelo sal de cozinha?
“Não. Muitos atletas utilizam sal de cozinha, mas é importante deixar claro que não é a mesma coisa. Sal de cozinha é composto por cloreto de sódio apenas. Portanto, não possui os outros minerais presentes na cápsula.”

O que a cápsulas de sal evita?
“A função da cápsula está associada à prevenção de cãimbras e da hiponatremia, condição em que o nível de sódio no sangue cai abaixo de 130mmlo/l, gerando desde náuseas até perda da consciência, convulsões e paradas cardíacas.”

O tempo de consumo
“A recomendação de utilização depende do tempo da atividade e da intensidade da sudorese. Varia de uma a duas cápsulas (depende da concentração de sódio da cápsula e se o atleta faz uso de bebidas isotônicas) a cada uma ou duas horas de prova. Atletas que ficam com manchas brancas na roupa ou que observam a presença de granulos de sal no corpo têm uma necessidade maior de reposição.”

Todos podem consumir?
“Atletas hipertensos precisam consultar um médico, pois a utilização desse tipo de suplementação pode alterar a pressão arterial.”

SIGA-NOS NO Google News