Cassilândia, Quarta-feira, 21 de Fevereiro de 2018

Últimas Notícias

13/02/2018 16:30

Tudo o que você precisa saber sobre cápsulas de sal

Ativo.com/ Pedro Lopes
Tudo o que você precisa saber sobre cápsulas de sal

Nem só de água vive um corredor, principalmente quando se faz rodagens longas. A perda de eletrólitos (fontes de energia que ajudam a hidratação) no exercício pode levar à diminuição das concentrações sanguíneas de sódio e ocasionar a hiponatremia, provocando vômitos, náuseas e tonturas.

A resposta para evitar problemas desse tipo durante um treino ou prova cabe dentro do bolso e não pesa quase nada: as cápsulas de sal.

A pedido do Ativo, Roberta Lima, nutricionista da Maratona do Rio, esclareceu algumas dúvidas sobre as cápsulas de sal. Confira:

Do que são feitas cápsulas de sal?
“São suplementos compostos geralmente por sódio, potássio, magnésio, cloro e fósforo. Têm utilização recomendada em provas de longa distância ou treinos intensos, nos quais é necessário repor eletrólitos de forma eficiente.”

Podem ser substituídas pelo sal de cozinha?
“Não. Muitos atletas utilizam sal de cozinha, mas é importante deixar claro que não é a mesma coisa. Sal de cozinha é composto por cloreto de sódio apenas. Portanto, não possui os outros minerais presentes na cápsula.”

O que a cápsulas de sal evita?
“A função da cápsula está associada à prevenção de cãimbras e da hiponatremia, condição em que o nível de sódio no sangue cai abaixo de 130mmlo/l, gerando desde náuseas até perda da consciência, convulsões e paradas cardíacas.”

O tempo de consumo
“A recomendação de utilização depende do tempo da atividade e da intensidade da sudorese. Varia de uma a duas cápsulas (depende da concentração de sódio da cápsula e se o atleta faz uso de bebidas isotônicas) a cada uma ou duas horas de prova. Atletas que ficam com manchas brancas na roupa ou que observam a presença de granulos de sal no corpo têm uma necessidade maior de reposição.”

Todos podem consumir?
“Atletas hipertensos precisam consultar um médico, pois a utilização desse tipo de suplementação pode alterar a pressão arterial.”

Quanto custam?
Na Netshoes, é possível comprar 30 cápsulas de sal por R$ 18,55. Outras opções podem custar até R$ 30 (também por 30 cápsulas).

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 21 de Fevereiro de 2018
10:00
Receita do dia
06:44
Cassilândia
Terça, 20 de Fevereiro de 2018
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)