Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Tuberculose - O preconceito ainda existe; saiba o que é

14 de abril de 2006 - 11:15

O preconceito em relação à tuberculose ainda é presente no país. No entanto, após 14 dias de tratamento, a pessoa infectada deixa transmitir a doença. Por isso, não é necessário isolar o paciente. O bacilo que causa a tuberculose se instala no pulmão, em 80% dos casos. O paciente tosse muito, tem febre, perde peso e transpira intensamente. Quem explica os sintomas e a forma de transmissão é o coordenador do Programa de Controle da Tuberculose das Regionais de Taguatinga e Samambaia, no Distrito Federal, Alan Karvec Rezende.

"A tuberculose é transmitida através da toss e, do espirro, da fala, do canto. Todo paciente que está doente, com a tuberculose, a tuberculose pulmonar está eliminando bacilos e transmite a tuberculose para outras pessoas. Agora a tuberculose é uma doença infecto-contagiosa grave, mas que tem chance de cura em praticamente 100%. Desde que o paciente tome a medicação por seis meses. Então há a necessidade de nós orientarmos o paciente que vá pegar a medicação no posto de saúde mais próximo da sua casa e vai ter uma equipe lhe acompanhando, fazendo avaliações."

O exame para detectar a tuberculose é feito com o escarro do paciente. O tratamento, no entanto, exige disciplina. Para curar a tuberculose é preciso tomar os medicamentos durante seis meses, sem pausas. O tratamento correto garante 98% de cura dos casos.

De Brasília, Silaine Bohry


SIGA-NOS NO Google News