Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 19 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Tuberculose é uma das principais causas de óbitos em pacientes com HIV

EPharma News - 26 de julho de 2017 - 20:00

Levantamento de 2015 do Ministério da Saúde aponta que 6,8 mil pessoas vivendo com HIV desenvolveram tuberculose. A doença se transformou em principal causa de óbitos de pacientes soropositivos. O estudo mostra ainda que, em 2016, foram registrados 69,5 mil casos novos de tuberculose no Brasil. Apesar dos números do ano passado, vem diminuindo o número de pacientes diagnosticados com a tuberculose. No período de 2007 a 2016, o coeficiente de incidência da doença apresentou uma variação média anual de 1,2%, passando de 37,9/100 mil habitantes em 2007, para 33,7/100 mil habitantes em 2016.

Por outro lado, a taxa de mortalidade neste grupo populacional encontra-se em queda no território brasileiro. Em 2006, foram 2,6/100 mil habitantes para 2,3/100 mil habitantes em 2015. “O abandono ao tratamento ainda é um dos desafios para a redução dos casos da doença no país”, aponta Dr. Pedro Oliveira, diretor médico da ePharma, empresa líder no mercado de assistência de benefícios farmacêuticos e de soluções para gestão de programas de saúde.

A tuberculose apresenta como principal sintoma a tosse por mais de três semanas, com ou sem catarro. “Nessa situação, é muito importante que qualquer paciente procure um especialista para ter um diagnóstico preciso, principalmente aqueles diagnosticados com o HIV”, alerta Dr. Pedro Oliveira. Segundo o Ministério, entre os indivíduos diagnosticados com tuberculose, 9,4% apresentaram coinfecção por HIV, em 2016.

O médico lembra que os hábitos de higiene, de condições de habitação, de alimentaçãoalém do acesso ao adequado serviço de saúde são fatores que críticos para a controle da doença e, neste sentido, pacientes com baixa resistência devemreceber cuidados redobrados. “O tratamento padronizado deve ser realizado por um período mínimo de seis meses de duração. O acompanhamento médico é essencial para o correto tratamento”, explica o diretor médico da ePharma.

A ePharma

Referência em gerenciamento de benefícios farmacêuticos no Brasil desde 1999, a ePharma desenvolve soluções inovadoras para acesso e adesão a medicamentos oferecendo gestão e orientação especializada. Inovação, integração e cuidado em saúde são os pilares que sustentam a estratégia da companhia para atendimento aos seus clientes.

A ePharma está conectada a mais de 24 mil farmácias em mais de 2.700 municípios em todo o Brasil. São 28 milhões de usuários atendidos por ano em planos de medicamentos. A empresa realiza 6,5 mil procedimentos por mês em mais de 1,3 mil clínicas e laboratórios credenciados. Além disso, 40 mil pacientes são monitorados por mês em PSPs (Programas de Suporte a Pacientes) de indústrias farmacêuticas e operadoras de saúde. A empresa atende 200 clientes corporativos, 19 indústrias e 7 operadoras no país.

SIGA-NOS NO Google News