Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Tuberculose: Brasil é o 15º país em número de casos

Juliana Andrade/ABr - 22 de setembro de 2004 - 15:06

O Brasil é um dos 22 países que concentram 80% dos casos de tuberculose no mundo. Em números absolutos, o país ocupa a 15ª colocação no ranking de maior número de casos registrados, mas cai para a 85ª posição se for considerada a relação entre o número de casos e de habitantes.

O ministro da Saúde, Humberto Costa, destacou que a campanha publicitária lançada nesta quarta-feira é um dos componentes do Programa Nacional de Controle da Tuberculose, que, segundo ele, é uma das prioridades do atual governo. Até 2007, serão aplicados R$ 119,5 milhões no programa, que tem como meta elevar o índice de cura de 73% para, pelo menos, 85% dos casos tratados. “O Brasil, ao longo dos últimos anos, não deu a atenção devida a esse tema. Os governos passados relegaram o tema da tuberculose a um aspecto secundário”, observou Costa.

O ministro anunciou o treinamento, até o final do ano, de dez mil equipes do Programa Saúde da Família, para garantir que o atendimento aos pacientes com tuberculose seja feito no âmbito do programa, na área de atenção básica para o controle da doença. A tuberculose é uma doença grave, causada pelo bacilo de Koch e transmitida por meio das gotas de secreção respiratória que se propagam pelo ar quando o doente fala, espirra ou tosse.

“É inadmissível que num país com o nível de desenvolvimento que o Brasil tem, com um sistema de saúde organizado razoavelmente como o que Brasil tem, nós ainda tenhamos dificuldade de acesso da pessoa para o tratamento da tuberculose”, disse.

A campanha tem o foco em 315 dos 5.561 municípios, que concentram 70% do total de casos registrados no território brasileiro. De acordo com o ministério, a região metropolitana do Rio de Janeiro está entre locais, em todo o país, em que a incidência da tuberculose é mais alta.

SIGA-NOS NO Google News