Cassilândia, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

22/09/2004 15:06

Tuberculose: Brasil é o 15º país em número de casos

Juliana Andrade/ABr

O Brasil é um dos 22 países que concentram 80% dos casos de tuberculose no mundo. Em números absolutos, o país ocupa a 15ª colocação no ranking de maior número de casos registrados, mas cai para a 85ª posição se for considerada a relação entre o número de casos e de habitantes.

O ministro da Saúde, Humberto Costa, destacou que a campanha publicitária lançada nesta quarta-feira é um dos componentes do Programa Nacional de Controle da Tuberculose, que, segundo ele, é uma das prioridades do atual governo. Até 2007, serão aplicados R$ 119,5 milhões no programa, que tem como meta elevar o índice de cura de 73% para, pelo menos, 85% dos casos tratados. “O Brasil, ao longo dos últimos anos, não deu a atenção devida a esse tema. Os governos passados relegaram o tema da tuberculose a um aspecto secundário”, observou Costa.

O ministro anunciou o treinamento, até o final do ano, de dez mil equipes do Programa Saúde da Família, para garantir que o atendimento aos pacientes com tuberculose seja feito no âmbito do programa, na área de atenção básica para o controle da doença. A tuberculose é uma doença grave, causada pelo bacilo de Koch e transmitida por meio das gotas de secreção respiratória que se propagam pelo ar quando o doente fala, espirra ou tosse.

“É inadmissível que num país com o nível de desenvolvimento que o Brasil tem, com um sistema de saúde organizado razoavelmente como o que Brasil tem, nós ainda tenhamos dificuldade de acesso da pessoa para o tratamento da tuberculose”, disse.

A campanha tem o foco em 315 dos 5.561 municípios, que concentram 70% do total de casos registrados no território brasileiro. De acordo com o ministério, a região metropolitana do Rio de Janeiro está entre locais, em todo o país, em que a incidência da tuberculose é mais alta.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)