Cassilândia, Quinta-feira, 24 de Setembro de 2020

Últimas Notícias

13/11/2003 06:40

TST reconhece direito do empregador mudar turno

Caio d´Arcanchy/ABr

O empregador pode alterar o sistema de turno ininterrupto de revezamento de seis horas para o trabalho em turno fixo de oito horas. A possibilidade de mudança foi admitida pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) ao afastar recurso de revista do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Papel, Papelão e Cortiça de Lages, contra decisão anterior do Tribunal Regional do Trabalho de Santa Catarina (TRT-SC).

A controvérsia jurídica teve origem quando a Vara do Trabalho do município de Lages (SC) se pronunciou pela ilegalidade da troca no sistema de turno de trabalho determinada pela direção da Celucat S/A. Inconformada, a empresa recorreu ao TRT catarinense, onde obteve o cancelamento da sentença e a confirmação da mudança na jornada de seus empregados.

No recurso, o sindicato da categoria profissional argumentou que a decisão do TRT-SC violou o artigo 468 da CLT, uma vez que teria ampliado quantitativamente a jornada de trabalho, tendo em vista que os empregados cumpriam jornada de seis horas diárias e passaram a trabalhar oito horas diárias. Além disso, sustentou que houve recusa expressa dos empregados com relação à alteração contratual.

De acordo com a decisão do TRT-SC, os empregados foram beneficiados porque antes se submetiam a três turnos, em sistema de revezamento, passando a trabalhar agora em turno fixo, num só horário. O sindicato, por sua vez, afirmou que o argumento não é convincente.

As teses desenvolvidas no TST pela entidade sindical não resultaram, contudo, no cancelamento da decisão do TRT catarinense. O relator observou, ainda, “que a própria Constituição Federal estabeleceu jornada reduzida para aqueles que trabalham em turnos de revezamento, por ser prejudicial à saúde dos trabalhadores em decorrência das mudanças contínuas de turnos”.

Informações do TST

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 23 de Setembro de 2020
11:00
Corrida/Nutrição/Fitness
Terça, 22 de Setembro de 2020
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)