Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

TST e OIT assinam protocolo de cooperação

TST - 30 de março de 2004 - 11:15

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT) assinaram ontem (29) um protocolo de intenção técnica para a troca de informações sobre as normas internacionais de trabalho, particularmente em matéria de liberdade sindical. O protocolo foi assinado pelo presidente do TST, ministro Francisco, pelo presidente eleito, ministro Vantuil Abdala, e pelo diretor do Departamento de Normas Internacionais do Trabalho da OIT, Jean-Claude Javillier.

O protocolo prevê assistência técnica e intercâmbio de informações sobre o Direito internacional de trabalho, mecanismos de controle de aplicação de normas internacionais do trabalho da OIT. “Quero manifestar aqui a importância deste ato e agradecer a disposição da OIT em celebrar com o Tribunal Superior do Trabalho esse protocolo de intenções, que na realidade se destina basicamente a divulgação das normas da OIT e sua eficácia no Brasil”, afirmou Abdala.

O presidente eleito do TST informou a Jean-Claude Javillier que o Tribunal reeditou recentemente a resolução que rege os concursos públicos para juiz do Trabalho em todo o Brasil para acrescentar nos editais pontos como liberdade sindical, a Convenção 87 da OIT, organização sindical, modelo sindical brasileiro, conceito de categoria, categoria profissional diferenciada, dissociação de categorias, membros das categorias e sócios dos sindicatos. “Esta foi uma iniciativa para divulgarmos entre os nossos magistrados as normas da OIT e para que em suas decisões haja sempre uma preocupação com a aplicação dessas normas”, afirmou Abdala.

O ministro Vantuil Abdala disse ainda que alterações recentes adotadas pelo TST em sua jurisprudência (OJs e Enunciados) garantiram direitos como férias proporcionais a empregados demitidos com menos de um ano de serviço. “Esse protocolo abre a possibilidade de um intercâmbio constante de idéias e de apoio, através de publicações da OIT e da realização de seminários e congressos deste tipo, no campo cultural”, finalizou o ministro Vantuil Abdala.

SIGA-NOS NO Google News