Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

TSE : tropas federais para 248 municípios

Iolando Lourenço/ABr - 30 de setembro de 2004 - 07:23

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já aprovou o envio de tropas federais para 248 municípios, em oito estados. As tropas federais, formadas por militares do Exército, irão atuar no dia da eleição para manter a ordem, garantir a segurança dos cidadãos, dos candidatos e das urnas eletrônicas.

Na maioria dos pedidos de reforço policial, os juizes eleitorais alegam “que os ânimos encontram-se exaltados nos municípios para os quais se requer o emprego de Força Federal”. Eles justificam também os pedidos afirmando que “a polícia estadual é insuficiente para manter a ordem e que, além disso, faz se necessária a força federal para garantir a integridade da instalação e guarda das urnas eletrônicas até o final do pleito”.

Até o momento o estado que mais contará tropas federais é o Piauí. Dos pouco mais de 200 municípios do estado, 104 pediram tropas federais. Em seguida vem o Pará, com 83 municípios; Amazonas, 23; Roraima, 15; Maranhão, 13; Alagoas, seis; Tocantins, três, e Amapá com um. Dos três municípios do Tocantins, dois deles abrigam aldeias indígenas.

Até a véspera da eleição, o juiz eleitoral que sentir necessidade de reforço de tropa federal para garantir a integridade do pleito poderá pedir reforço federal.

A definição do número de militares a serem enviados aos municípios é do Ministério da Defesa.

SIGA-NOS NO Google News