Cassilândia, Domingo, 27 de Setembro de 2020

Últimas Notícias

27/09/2003 18:18

TSE suspende processo para criação de municípios em MS

Campo Grande News

O site Campo Grande News, está informando o seguinte:
Decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) suspendeu ontem os efeitos da homologação do resultado do plebiscito do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) que respalda a criação dos municípios de Figueirão e Paraíso das Águas, em Mato Grosso do Sul. O procurador da República, Alexandre Gavronski, explica que na quinta-fera, após a decisão do TRE, entrou em contado com o vice-procurador-geral eleitoral do TSE, Roberto Gurgel Santos, e explicou a situação a ele. “Entendemos que era caso de ajuizamento de mandado de segurança no TSE contra a eleição no TRE”, explica, acrescentando que recebeu o mandado de segurança de nº 3.153 distribuído pelo ministro Fernando Neves da Silva. Esse mesmo ministro, diante dos argumentos, entendeu a necessidade de submeter a questão ao Plenário mas, para isso, suspendeu os efeitos da homologação do plebiscito. Gavronski explica que após a Constituição Federal, em seu artigo 18, parágrafo 4, a criação de um município só pode ocorrer mediante um estudo de viabilidade, comprovando as condições de ele se desenvolver, considerando que a emancipação em implica em um aporte maior, como prefeitura e Câmara de Vereadores. Já existem outras oito decisões do TSE impedindo a criação de municípios, por conta do mesmo fator, mas a diferença é que em nenhum desses casos o plebiscito já havia sido realizado, como em Mato Grosso do Sul. O Gavronski afirma que recebeu a informação de que o TRE foi notificado para prestar informações sobre a decisão de realizar o pleito e tem cinco dias para isso. “Ele deve ter interesse em mandar informações o mais rápido possível”, acredita o procurador.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 26 de Setembro de 2020
07:28
Cassilândia/São José do Rio Preto
Sexta, 25 de Setembro de 2020
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)