Cassilândia, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

07/10/2008 13:59

TSE prepara uso da urna biométrica para eleições de 2014

Laura Fonseca, da Agência Senado

Embalado pelo êxito da urna biométrica, que identifica o eleitor por meio de sua impressão digital, utilizada experimentalmente nas eleições de domingo (5) em três municípios - Fátima do Sul (MS), São João Batista (SC) e Colorado do Oeste (RO) -, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Carlos Ayres Britto, já prevê que, nas eleições de 2014, o equipamento será usado em todo o país.

O presidente explicou que a urna biométrica, ao identificar a impressão digital, impede que uma pessoa vote por outra ou vote duas vezes. Ele reconhece que esse equipamento é mais caro - aproximadamente US$ 700, em contraste com os cerca de US$ 500 da urna em uso -, mas defende a tese de que não se pode discutir o preço quando é a segurança que está em foco.

Para Ayres Britto, a urna biométrica representa o futuro, sem qualquer dúvida, pois seria totalmente à prova de fraudes. Para implantar o seu uso em todo o Brasil, a Justiça Eleitoral terá de organizar um cadastro de impressões digitais que seja confiável. Com isso, o registro dos títulos eleitorais precisará ser refeito.

O presidente do TSE informou ainda que há muitos recursos de candidatos que ainda não foram julgados pelo órgão. Por causa disso, afirmou ele, o tribunal fará sucessivas sessões extraordinárias com o objetivo de julgar esses recursos antes da diplomação dos eleitos, dando preferência aos que ainda disputarão o segundo turno das eleições municipais.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)