Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

TSE nega recurso contra incorporação do PAN ao PTB

21 de janeiro de 2008 - 13:44

O ministro José Delgado, do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), negou seguimento a Mandado de Segurança (MS 3684) impetrado por César Alberto Tavares de Oliveira, que pedia a suspensão da incorporação do PAN (Partido dos Aposentados da Nação) ao PTB (Partido Trabalhista Brasileiro) e a interrupção do repasse do fundo partidário aos petebistas. Em sua decisão, o ministro José Delgado afirma que César Alberto não tem legitimidade ativa para o pedido, pois não demonstrou, sequer, sua filiação ao partido. Além disso, não anexou cópia da decisão questionada, além de não oferecer provas pré-constituídas para demonstrar o direito líquido e certo para ser amparado pelo Mandado.

No Mandado de Segurança, César Augusto argumenta que a documentação apresentada pelo PTB para a incorporação é falsa, pois alguns membros da sigla teriam votado como filiados ao PAN na convenção que determinou a incorporação. Afirma ainda que, desde a incorporação, os membro do PAN não puderam mais militar politicamente “por meio do partido que ajudaram a construir”, por isso pediu a anulação da decisão de fusão dos partidos. Incorporação Em 15 de março do ano passado, o Plenário do TSE deferiu o pedido de incorporação do PAN ao PTB.

A decisão, unânime, acompanhou o voto do relator, ministro José Delgado. Como se trata de incorporação, a sigla incorporada – PAN – foi absorvida pela outra. Prevalece o nome da legenda que incorpora o outro partido. Assim, o PTB manteve o nome e passou a acumular as incorporações do PSD e do PAN.


Jorge Franco - Midiamax

SIGA-NOS NO Google News