Cassilândia, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

21/07/2004 08:34

TSE libera candidato a prefeito do teste de leitura

Iolando Lourenço / ABr

O presidente em exercício do Tribunal Superior Eleitoral, Gerardo Grossi, concedeu hoje liminar liberando o candidato do Partido Progressista (PP) a prefeito de Aracati/CE, Expedido Ferreira da Costa, de realizar teste de leitura. O teste foi exigido pela juíza eleitoral da região para comprovar a condição de alfabetizado dos candidatos a prefeito, vice e vereadores.

Na decisão, o ministro Gerardo Grossi dispensou provisoriamente o candidato de se submeter ao teste, mas ressaltou "que a critério da Juíza Eleitoral poderá ser aplicado a tantos quantos a ele devam se submeter".

No recurso encaminhado ao TSE, o candidato observou que firmou de próprio punho, como faculta a Lei Eleitoral, declaração atestando sua condição de alfabetizado, mas que mesmo assim foi convocado a prestar exame de leitura e escrita marcado para amanhã (dia 21), às 14h.

A Constituição Federal estabelece que são inelegíveis os inalistáveis e os analfabetos. No entanto, a legislação eleitoral reproduz o texto da Constituição e é omisso na questão do teste de leitura. Segundo a Assessoria de Imprensa do TSE, alguns juízes eleitorais resolveram interpretar a lei e aplicar testes de leitura aos candidatos.

A Assessoria informa que essa é a primeira vez que juízes eleitorais resolveram aplicar o teste para comprovar que os candidatos às eleições municipais de outubro próximo são alfabetizados. Segundo o TSE, o teste já foi aplicado nas cidades de Águas Lindas (GO), Uberaba (MG) e Aracati (CE).

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)