Cassilândia, Quinta-feira, 30 de Março de 2017

Últimas Notícias

03/10/2004 07:42

TSE lembra a eleitores que vender voto é crime

Agência Brasil

Em pronunciamento ontem, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Sepúlveda Pertence, convocou os eleitores brasileiros a participar do que chamou de “imensa festa democrática”. Ele lembrou que o cidadão deve estar consciente de que o voto é uma decisão exclusivamente sua e que ninguém pode forçá-lo a votar em candidatos que não sejam os da sua escolha. "Ninguém pode tentar comprar o seu voto, dando ou prometendo dinheiro, presentes ou qualquer outra vantagem. É crime de quem compra. É crime de quem vende", afirmou Pertence. A convocação para que os eleitores participem das eleições municipais neste domingo (3) foi transmitida em rede nacional de rádio e televisão.

A seguir, a íntegra do pronunciamento:

“Amanhã é 3 de outubro, dia das eleições municipais. O Brasil todo novamente se reúne: seremos 120 milhões chamados a eleger, em cada um dos 5.562 municípios do país, os vereadores e o prefeito. Das 8 às 17 horas, todos devem comparecer à sua seção eleitoral, levando título de eleitor ou um documento com fotografia, e lá, em menos de um minuto, exercer o direito e cumprir o dever de votar.

Será uma imensa festa democrática. Somos um país de grandes desigualdades. Mas, amanhã, não. O voto de todos os brasileiros é igual; dos mais pobres e dos mais ricos, dos analfabetos e dos mais sábios, dos mais jovens e dos mais idosos.

É preciso que o eleitor saiba exercer esse poder, na hora em que somos todos iguais: como se do voto de cada um dependesse a eleição do prefeito e dos vereadores e, com ela, o futuro da sua cidade, a honradez, a dedicação e a competência do seu governo nos próximos quatro anos.

É necessário que você – cidadã e cidadão – esteja consciente de que o seu voto é uma decisão exclusivamente sua. Ninguém pode coagi-lo, ninguém pode forçá-lo a votar em candidatos que não sejam os da sua escolha.

Ninguém pode tentar comprar o seu voto, dando ou prometendo dinheiro, presentes ou qualquer outra vantagem. É crime de quem compra. É crime de quem vende. Cesta básica; padrão de luz; promessa de emprego ou bolsa de estudos: tudo isso já resultou em condenação e perda de mandato.

Porém, mais que isso, quem vende o voto está vendendo a própria dignidade pessoal e renunciando ao seu maior poder na democracia. Na cabine, você estará sozinho com a urna, a sua vontade e a sua consciência: nenhuma promessa feita lhe pode ser cobrada. Para ser inteiramente livre, o voto é absolutamente secreto.

A Justiça Eleitoral é encarregada de organizar as eleições de modo a garantir a liberdade do seu voto. Ela está garantida. Basta que você queira ser livre. Desejo a todos uma eleição que demonstre ao mundo uma vez mais que, vencendo dificuldades de toda sorte, estamos a construir no Brasil uma grande democracia.

Em nome do TSE – o Tribunal Superior Eleitoral –, dos Tribunais Regionais Eleitorais de cada estados e dos juízes eleitorais de todo o país, agradeço antecipadamente aos mesários e aos milhares de cidadãos, civis e militares, que amanhã estarão a serviço das eleições, a colaboração indispensável que prestam à grande festa cívica.

Boa noite”.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 30 de Março de 2017
Quarta, 29 de Março de 2017
20:34
Loteria
Terça, 28 de Março de 2017
21:41
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)