Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

TSE já recebeu requisição de tropas federais para 260

TSE - 24 de setembro de 2008 - 19:25

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu requisições de 12 estados para o envio de força federal para auxiliar na manutenção da segurança pública em 260 municípios durante as eleições 2008. Os pedidos foram encaminhados pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) dos estados diretamente ao TSE. Do total de requisições, o TSE já aprovou o envio de força federal para 114 municípios.

Os estados que pediram o envio de força federal para fortalecer a segurança pública nas eleições são Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe e Tocantins.

Até agora o TSE já aprovou requisições de tropas federais para 82 municípios do Pará, 29 municípios do Amazonas, para áreas afetadas por milícias e pelo tráfico de drogas na capital e na região metropolitana do Rio de Janeiro, 2 municípios do Tocantins e um de Alagoas.

A requisição de força federal é feita pelo juiz eleitoral do município ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do estado, que a encaminha ao TSE para exame.

O Pará requisitou o envio de tropas federais para 97 municípios. Em seguida, vem o Piauí, com 76 municípios, Rio Grande do Norte, com 39, Amazonas, 33, Amapá, 5, Alagoas, 3, Tocantins, 2, e Bahia, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso e Sergipe, com uma solicitação cada um.

Além desses pedidos, o TSE também solicitou à Presidência da República a utilização de força federal na capital fluminense. No Rio de Janeiro, caso excepcional em que o trabalho das forças federais não se restringe ao dia das eleições, as áreas afetadas por milícias e pelo tráfico de drogas já estão recebendo a atuação dos militares.

Eleições 2004 e 2006

Nas eleições municipais de 2004, o TSE aprovou o envio de tropas federais para auxiliar na preservação da segurança pública em 306 municípios de dez estados (Piauí, Pará, Rio Grande do Norte, Amazonas, Roraima, Maranhão, Alagoas, Paraíba, Amapá e Tocantins).

Já no 1º turno das eleições de 2006, o Tribunal autorizou a ida de força federal para 142 municípios de nove estados (Alagoas, Amapá, Amazonas, Pará, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Tocantins e Sergipe).

No 2º turno das eleições 2006, o TSE aprovou o auxílio de tropas federais em 124 municípios em sete estados (Amapá, Amazonas, Pará, Paraiba, Piauí, Tocantins e Rio Grande do Norte).


SIGA-NOS NO Google News