Cassilândia, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

18/06/2010 07:00

TSE diz que Ficha Limpa vale a condenados antes da lei

Débora Zampier, da Agência Brasil

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) decidiu na noite de ontem que a Lei da Ficha Limpa deve ser aplicada para pessoas que foram condenadas antes que ela entrasse em vigor, no dia 4 de junho. Seis ministros acompanharam o voto do relator, que ressaltou que inelegibilidade não é uma pena, e sim uma condição que deve ser verificada no momento de registro da candidatura. Apenas o ministro Marco Aurélio Mello não votou com o relator.

O tribunal se posicionou após consulta feita pelo deputado federal Ilderlei Cordeiro (PPS-AC), que formulou seis perguntas. A primeira questão era sobre a aplicabilidade da lei já neste ano, que já havia sido respondida afirmativamente pelo tribunal na semana passada.

As outras questões, respondidas afirmativamente pela maioria, tratavam sobre a abrangência da lei, questionando se ela se aplicava a processos iniciados antes de sua vigência, ou a processos em tramitação, já julgado ou em grau de recurso, onde se decidiu com a lei então vigente.

Outra pergunta questionava se a lei pode retroagir para agravar a pena de elegibilidade aplicada conforme lei anterior, já que o período em que a candidatura fica impedida passou de 3 para 8 anos. Por fim, a última pergunta queria saber se a nova lei pode estabelecer inelegibilidade antes do trânsito em julgado.

Já o ministro Marcelo Ribeiro disse que em alguns casos a inelegibilidade deve ser tratada como pena, e por isso, fez um voto com várias ressalvas.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)