Cassilândia, Quarta-feira, 07 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

30/05/2006 14:22

TSE discute novas regras com OAB e CNBB

Marcela Rebelo / ABr

As regras para as próximas eleições e o combate ao financiamento ilegal de campanhas devem ser debatidas hoje (30) em uma reunião entre o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Marco Aurélio Mello, e integrantes do Fórum pela Moralidade Eleitoral. O fórum é composto por entidades como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Participam do encontro o coordenador do Fórum pela Moralidade Eleitoral, Fernando Neves, o presidente nacional da OAB, Roberto Busato, e o secretário-geral da CNBB, dom Odilo Scherer. A reunião de hoje está prevista para ocorrer por volta das 18h30 no TSE.

Em entrevista à Agência Brasil, na semana passada, Neves avaliou como positivas as alterações na legislação eleitoral aprovadas pelo TSE, mas disse estar preocupado com o fato de elas se darem em ano de eleições. "A alteração pode diminuir o custo da campanha. Agora, a alteração de qualquer regra que interfira no processo eleitoral a menos de um ano da campanha cria uma sensação de insegurança jurídica. O que não é bom", afirmou Neves.

Pelas medidas aprovadas pelo TSE, os partidos políticos estão proibidos de distribuir brindes, organizar "showmícios", realizar propagandas em outdoors e apresentar artistas nas campanhas. Para aumentar o controle sobre as contas, os partidos e candidatos serão obrigados a publicar relatórios com os recursos recebidos para financiamento das campanhas e os gastos efetuados. Os documentos devem ser divulgados em 6 de agosto, 6 de setembro e depois das eleições.

Na semana passada, o ministro Marco Aurélio Mello se reuniu com o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, para discutir procedimentos que serão adotados nas eleições de outubro. No encontro ficou decido a formação de um grupo de trabalho formado pela Justiça Eleitoral, Ministério Público Federal e Polícia Federal para traçar normas de atuação dos órgãos em todo o país que garantam a lisura do processo eleitoral.

Na oportunidade, Bastos ressaltou que a Polícia Federal só atuará mediante requisição da justiça eleitoral. "A nossa idéia é que a Polícia Federal só trabalhe mediante a requisição ou a determinação ou do Ministério Público Eleitoral ou dos tribunais eleitorais. De modo que em uma campanha muito acirrada ela não se veja avassalada, não se veja tomada por solicitações meramente eleitorais", disse o ministro da justiça na semana passada.

O presidente do TSE também destacou, após o encontro, que a PF não trabalhará por provocação de candidatos que se sintam ofendido, "mas sim por provocação do Ministério Público – que é o titular da ação penal eleitoral – e por provocação, se for o caso, do próprio judiciário".

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
03:14
Loteria
Terça, 06 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
09:00
Maternidade
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)