Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

TSE devolve mandato de Pudim

Iolando Lourenço e Marcos Chagas /ABr - 18 de agosto de 2007 - 07:46

Brasília - Por força de uma liminar concedida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), anteontem (16), o deputado Geraldo Pudim (PMDB-RJ) continua a exercer o seu mandato. O TSE suspendeu, até que o mérito da matéria seja julgado, a decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) que cassou o mandato do parlamentar com perda de direitos políticos por três anos, por abuso do poder econômico nas eleições de 2006.

A representação contra Pudim foi impetrada pela Procuradoria Regional Eleitoral do estado. Segundo os procuradores, em agosto de 2006, a então governadora Rosinha Matheus e o seu marido e ex-governador do Rio Anthony Garotinho, se comprometeram em asfaltar ruas no município de Sapucaia, em apoio a candidatura de Geraldo Pudim.

O ministro Carlos Ayres de Brito, relator do processo, considerou que a medida cautelar tinha procedência na medida em que os ministros do TSE ainda não possuem um juízo formado a respeito do mérito da representação.

Também nesta quinta-feira, o procurador-geral da República, Antônio Fernando de Souza, ofereceu denúncia ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra Pudim, Anthony Garotinho e o deputado estadual Álvaro Lins. Segundo o procurador, os acusados teriam montado um esquema de captação de votos para favorecê-los nas eleições de 2006.

Antônio Fernando de Souza argumenta na representação que os envolvidos no esquema ofereceram vantagens a candidatos num concurso para investigador da Polícia Civil do estado. O objetivo era facilitar a convocação de pessoas que ficaram na lista de excedentes no concurso. Em troca, ressalta o procurador, cada um destes excedentes trabalhariam nas campanhas dos dois candidatos para angariar votos.



SIGA-NOS NO Google News