Cassilândia, Quinta-feira, 08 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

16/06/2008 18:24

TSE deverá divulgar lista suja com nomes de candidatos

Aline Queiroz - Campo Grande News

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) deverá divulgar uma “lista suja” com nomes de políticos com vida pregressa incompatível com a moralidade para que os eleitores se informem acerca dos candidatos que disputam as eleições. A expectativa é que a medida seja adotada já no pleito de outubro deste ano.

A decisão foi anunciada hoje pelo ministro Carlos Ayres Britto, que levará a proposta aos demais magistrados amanhã (17) para as estratégias divulgação. Segundo Britto, a Lei das Eleições (Lei 9.504/1997) determina que ao registrar uma candidatura, os partidos e coligações apresentem certidões criminais fornecidas pelos órgãos de distribuição da Justiça Eleitoral, Federal e Estadual, o que já seria uma limitação a candidatos com problemas.

Hoje à tarde, o secretário-geral da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), dom Dimas Lara Barbosa, como representante do MCCE (Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral), entregou ao ministro um projeto de lei de iniciativa popular para alterar a Lei de Inelegibilidades (Lei complementar 64/1990).

O projeto prevê a inclusão entre os inelegíveis dos políticos que tenham renunciado a cargos públicos para fugir de cassação, dos condenados em primeira instância e dos que tiveram denúncia contra eles acolhida por algum órgão colegiado.

Na reunião, dom Dimas expôs ao ministro a posição do movimento, que reúne 36 entidades. O objetivo do grupo é impedir candidaturas de políticos “incompatíveis com as necessidades da sociedade”.

A coleta de assinaturas é feita de maneira descentralizada por todas as organizações que integram o movimento. A previsão é que até julho sejam angariadas 1,3 milhão de assinaturas, número necessário para apresentar o projeto ao Congresso Nacional.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
20:20
Loteria
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
03:14
Loteria
Terça, 06 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
09:00
Maternidade
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)