Cassilândia, Quarta-feira, 07 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

08/10/2007 19:30

TSE deve analisar amanhã regras da fidelidade partidária

Sabrina Craide /ABr

Brasília - O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deve analisar amanhã (9) uma consulta sobre a fixação de regras de fidelidade partidária para os cargos majoritários: presidente da República, governadores, prefeitos e senadores.


A consulta foi encaminhada ao TSE em abril deste ano pelo deputado federal Nilson Mourão (PT-AC). Nela, o parlamentar lembra que o tribunal concedeu aos partidos o direito de preservar a vaga obtida pelo sistema eleitoral proporcional, e questiona se no caso das vagas obtidas pelo sistema majoritário, o mesmo direito poderia ser assegurado às legendas, no caso de transferência do candidato eleito para outro partido.

O relator da consulta é o ministro Carlos Ayres Britto, que no julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a fidelidade partidária votou a favor dos partidos, determinando que todos os parlamentares que trocaram de legenda nesta legislatura deveriam perder o mandato.


Na sessão do TSE que analisou a fidelidade partidária, em 27 de março deste ano, Britto também avaliou que os mandatos obtidos nas eleições pelo sistema proporcional pertencem aos partidos e não aos candidatos eleitos.

Segundo a assessoria de imprensa do TSE, o tema só entrará na pauta do tribunal amanhã (9) se os sete ministros titulares estiverem presentes à sessão.


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
03:14
Loteria
Terça, 06 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
09:00
Maternidade
Segunda, 05 de Dezembro de 2016
21:32
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)