Cassilândia, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

01/09/2006 07:56

TSE cria senha para urnas eletrônicas deste ano

Vladimir Platonow e Daniel Merli /ABr

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Marco Aurélio, criou ontem (31) uma senha que será inserida no programa utilizado pelas urnas eletrônicas. Este código serve, segundo o TSE, como segurança de que o programa não será modificado. Qualquer alteração seria percebida na assinatura digital.

Alguns especialistas em computação acreditam que a assinatura eletrônica não é suficiente para garantir a segurança do sistema. Segundo esses técnicos, a principal forma de aperfeiçoar a urna eletrônica seria a impressão de um comprovante do voto. O papel seria depositado em outra urna, o que permitiria conferir a votação nos dois sistemas.

O presidente do TSE, ministro Marco Aurélio, rebateu as críticas e afirmou que o sistema é totalmente seguro. "Se ventila que pode haver deficiências no sistema, mas não se indica com precisão que deficiências são estas. Nós devemos presumir o que normalmente ocorre, não o excepcional. Não que todos sejam salafrários, existem homens de bem", afirmou.

“O TSE sempre parte do princípio de que ele próprio é confiável. Isso não está em questão”, afirma Jorge Stolfi, professor do Instituto de Computação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). “O perigo é que alguém se infiltre no TSE ou na empresa fabricante da urna e altere o programa. Essa possibilidade é enorme, já que o sistema é tão complexo que é virtualmente impossível que qualquer alteração seja percebida.”

Marco Aurélio considera o sistema "repleto de êxito". Segundo ele, desde 1996, quando as urnas eletrônicas foram usadas pela primeira vez, não houve uma única impugnação com indícios concretos de irregularidades.

O programa de computador que fará a urna eletrônica funcionar será finalizado até o próximo dia 8, quando será enviado para todos os Tribunais Regionais Eleitorais do país. A partir do dia 11, as urnas já começarão a receber os dados dos candidatos, como o nome, o número e a foto. No total serão utilizadas 400 mil urnas eletrônicas em todos os municípios do Brasil. Outras 30 mil ficarão de reserva, caso algum equipamento tenha de ser substituído.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)