Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

TSE cancela mais de 551 mil títulos de eleitor

Yara Aquino, Agência Brasil - 05 de maio de 2009 - 13:38

Brasília - O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cancelou 551.456 títulos de eleitor de pessoas que não votaram e nem justificaram a ausência nas últimas três eleições. O total corresponde a 0,43% do eleitorado brasileiro.

O estado de São Paulo foi a unidade da Federação com o maior número de títulos de eleitor cancelados, levando-se em conta o número absoluto – 145 mil.

Também em números absolutos, Roraima foi a unidade da Federação com o menor número de eleitores que perderam o título – 1,6 mil.

Sem o título de eleitor não é possível, por exemplo, fazer inscrição em concursos públicos, tirar carteira de identidade, passaporte ou renovar matrícula em instituição de ensino oficial ou fiscalizada pelo governo. Também não é possível obter empréstimos em bancos públicos, e os servidores vinculados ao governo que tiverem o título de eleitor cancelado não recebem o salário.

Quem perdeu o prazo de regularização e teve o título cancelado ainda pode reativar o documento para votar nas próximas eleições. Para tanto, é preciso ir ao cartório com documento de identidade ou o título de eleitor e pagar as multas estabelecidas. As informações são do TSE.


SIGA-NOS NO Google News