Cassilândia, Domingo, 27 de Maio de 2018

Últimas Notícias

20/04/2010 20:23

TSE assina acordo para viabilizar voto de presos provisórios

TSE

Em cerimônia realizada na tarde desta terça-feira (20) no plenário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Ayres Brito, assinou protocolo de cooperação técnica com o CNJ, o Ministério da Justiça, a Ordem dos Advogados do Brasil e mais sete órgãos, para conjugar esforços com o objetivo de assegurar o direito de voto nas eleições de 2010 aos presos provisórios e adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa ou em situação de internação.

Ao falar durante o evento, o ministro Ayres Britto lembrou que, nos presídios e unidades de internação em que os Tribunais Regionais Eleitorais apontarem a inviabilidade de realização do pleito, por falta de condições de segurança, não será colhido o voto do preso provisório. Ou seja, o direito de voto desses eleitores será assegurado sem que a segurança seja colocada em risco.

O presidente do TSE disse que a Constituição Brasileira qualifica o voto como direito fundamental para aqueles que preservam seus direitos políticos – exatamente o caso dos presos provisórios e adolescentes internados, que, por não terem condenação definitiva, preservam seus direitos intactos. Nesse sentido, o presidente da Corte lembrou que onze estados brasileiros realizaram eleições em estabeleicmentos penais em 2008. E que a intenção, agora, é ampliar esse quadro para os demais estados da federação.

O ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto, disse que sua pasta pretende colaborar, de maneira efetiva, mobilizando gestores do sistema prisional e adotando medidas adicionais para garantir a segurança e a normalidade das eleições de outubro de 2010 dentre destes estabelecimentos.

Comissão

Em novembro do ano passado, o TSE e o CNJ formaram uma comissão com a finalidade de viabilizar o voto desses eleitores, uma reivindicação de entidades civis. Após audiências públicas sobre este assunto, o TSE aprovou a resolução 23.219, que disciplina a criação de seções eleitorais especiais em estabelecimentos penais e em unidades de internação de adolescentes nas Eleições 2010.

Os Tribunais Regionais Eleitorais do país já estão mobilizados para os serviços eleitorais de alistamento, revisão e transferência desses eleitores, que têm de ser concluídos até o próximo dia 5 de maio, e serão feitos pelos servidores da Justiça Eleitoral nos próprios estabelecimentos penais e nas unidades de internação.

Assinaram o acordo, além do TSE, do CNJ e do Ministério da Justiça, a Defensoria Pública da União, o Conselho Nacional do Ministério Público, o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, o Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária, o Conselho Nacional dos Defensores Públicos Gerais, o Conselho Nacional de Secretários de Justiça, Cidadania, Direitos Humanos e Administração Penitenciária, e a Secretaria de Direitos Humanos da presidência da República.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 27 de Maio de 2018
Sábado, 26 de Maio de 2018
14:57
Cassilândia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)