Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

TSE analisa reforma eleitoral

TSE - 14 de maio de 2006 - 10:43

O presidente do TSE, ministro Marco Aurélio (foto), afirmou que o Tribunal deve apreciar, durante esta semana, se os preceitos da lei 11.300/2006 (reforma eleitoral) são aplicáveis ou não às eleições 2006.

De acordo com o ministro Marco Aurélio, "nós não devemos imaginar a correção do Brasil de forma retroativa, porque quando isso ocorre, não há correção, há retrocesso. Está na Constituição Federal, em bom vernáculo, que qualquer modificação normativa do processo eleitoral deve-se fazer com antecedência mínima de um ano, um ano consideradas as eleições". O ministro ressaltou, no entanto, que a validade ou não das alterações na legislação eleitoral será decidida pelo colegiado do Tribunal Superior Eleitoral.

Se as regras não forem consideradas válidas para a eleição deste ano, o ministro Marco Aurélio afirmou que, se contribuírem para o aprimoramento do processo eleitoral, serão regulamentadas para as eleições de 2008. O presidente definiu aprimoramento como "a busca de meios, de balizas que impeçam o abuso do poder econômico, impeçam até mesmo a propaganda enganosa. Como seria bom se pudéssemos aplicar às eleições o código do consumidor".

SIGA-NOS NO Google News